Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4819
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunidades de prática no auxilio ao combate à evasão : um estudo de caso com estudantes do curso de licenciatura em física
Autor(es): Inácio, Anderson Borges
Primeiro Orientador: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Coorientador: Kakuno, Edson Massayuki
1° Membro da banca: Dornelles, Pedro Fernando Teixeira
2° Membro da banca: kakuno, Edson Massayuki
3° Membro da banca: Lucchese, Marcia Maria
4° Membro da banca: Alves, Alice Maria
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado um estudo de caso, na acepção de Yin, sendo construído e aplicado um questionário a 22 estudantes, graduandos em Licenciatura em Física (LF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé e frequentadores do Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (sala 1207). Tal aplicação teve por objeto identificar elementos que demonstrem o senso de pertencimento desses estudantes em relação à sala 1207 e a intenção de participarem de uma Comunidade Prática (CoP) de acolhida aos ingressantes da LF da Unipampa Campus Bagé. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado estudos relacionados a partir de trabalhos que abordam o senso de pertencimento e CoP. Como embasamento teórico foi utilizado o referencial de aprendizagem situada de Lave e Wenger, evasão de Tinto e Comunidades de Prática de Wenger. Com a proposta de analisar a importância da sala 1207 na permanência dos estudantes de LF, foi identificado que a maioria considera que tal ambiente é um elemento potencial para contribuir com o enfrentamento da evasão, pois dos 22 estudantes respondentes 14 frequentam a sala 1207 fora do horário de aula, evidenciando que tal local é procurado pelos estudantes da LF, tanto para estudos extraclasse como para convívio social entre os estudantes e professores. Por fim, destacamos que a sala 1207 pode vir a se tornar uma CoP, contudo, novos estudos e, principalmente, novas ações precisam ser realizadas para a sala 1207 se tornar uma CoP de acolhida aos licenciandos em Física. Dessa forma, no presente estudo foi estabelecida a seguinte proposição norteadora: uma CoP de acolhida na 1207 tem potencial para se desenvolver e auxiliar no combate à evasão e retenção dos estudantes da LF do Campus Bagé da Unipampa, promovendo a superação de dificuldades de aprendizagem a partir da interação entre ingressantes e veteranos e fomentar nos licenciados o espírito de estudos em grupos, o que pode despertar o interesse em proporem CoP em suas futuras atividades profissionais, ou seja, criarem CoP em escolas da Educação Básica para promoverem a superação de dificuldades de aprendizagem de conteúdos básicos de Física e Matemática.
Abstract: In this Course Conclusion Paper (CBT) a case study was performed, according to Yin, and a questionnaire was built and applied to 22 students, graduating in Physics Degree (LF) from the Federal University of Pampa (Unipampa). Bagé Campus and Physics Education Instrumentation Laboratory (room 1207). The purpose of this application was to identify elements that demonstrate the students' sense of belonging in relation to room 1207 and the intention to participate in a Practical Community (CoP) that is welcomed to the LF students at Unipampa Campus Bagé. For the development of the work was used related studies from works that address the sense of belonging and CoP. The theoretical basis was the Lave and Wenger situated learning framework, Tinto dropout and Wenger Communities of Practice. With the purpose of analyzing the importance of room 1207 in the permanence of the LF students, it was identified that most consider that this environment is a potential element to contribute to coping with dropout, since of the 22 respondent students 14 attend room 1207 outside the classroom. class time, showing that this place is sought by LF students, both for extra-class studies and for socializing between students and teachers. Finally, we emphasize that room 1207 may become a CoP, however, further studies and, especially, new actions need to be performed for room 1207 to become a CoP welcome to undergraduate physics students. Thus, in the present study, the following guiding proposition was established: a CoP welcomed at 1207 has the potential to develop and assist in the fight against dropout and retention of LF students at Campus Bagé at Unipampa, promoting overcoming learning difficulties. starting from the interaction between freshmen and veterans and fostering in the graduates the spirit of group studies, which may arouse interest in proposing CoP in their future professional activities, that is, creating CoP in schools of Basic Education to promote the overcoming of difficulties of learning basic physics and mathematics content.
Palavras-chave: Comunidades de prática
Senso de pertencimento
Evasão
Aprendizagem situada
Communities of practice
Sense of belonging
Evasion. Situated learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: INÁCIO, Anderson Borges. Comunidades de prática no auxílio ao combate à evasão : um estudo de caso com estudantes do curso de licenciatura em física. 73 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4819
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anderson Inácio 2019.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.