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dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Marques-
dc.creatorCorrêa, Sheila Correia-
dc.date.accessioned2020-02-26T17:26:42Z-
dc.date.available2020-02-17-
dc.date.available2020-02-26T17:26:42Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.citationCORRÊA, Sheila Correia . Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de conceitos de calor segundo princípios da teoria da flexibilidade cognitiva. 128 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4788-
dc.description.abstractThis work describes the elaboration, implementation and evaluation of a didactic sequence on the subject of heat, mediated by information and communication technologies (ICT), in a Second Grade High School class, composed of 19 students in a Bagé City public school. Theory of Cognitive Flexibility (TFC) of Rand J. Spiro was used as theoretical foundation. During the didactic sequence were used: historical context approach, simulations, experimental activities and hypermedia resources, thus making the students perceive the presence of the concepts involved in their daily lives, creating opportunities for students to deepen their knowledge of thermodynamics. The research has a quantitative approach that evaluated the learning increment of students regarding the implementation of the didactic sequence through the method of gain in learning, proposed by Hake (2002), with the application of pre and post tests, at the beginning and at the end of the activities (Bardin, 1977), which consists of the dismemberment of the text into units of meaning. In this analysis the units were grouped into categories according to the meaning of the message. As a result, we see gains in student learning of 53.44%, a result that indicates that teaching activities are characterized by a high interactive engagement. The educational output resulting from this work consists of a teacher support material composed of: a website with different media (https://calor2018.weebly.com/), activity sheets for experimental classes, slides and simulations that can be used as support for High School teachers of Physics to teach their classes on the theme Heat.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectHipermídiaspt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da flexibilidade cognitivapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectHeatpt_BR
dc.subjectHypermídiapt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectTheory of cognitive flexibilitypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de conceitos de calor segundo princípios da teoria da flexibilidade cognitivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee2Sauerwein, Inés Prieto Schmidt-
dc.contributor.referee3Barlette, Vania Elisabete-
dc.contributor.referee4Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve a elaboração, a implementação e avaliação de uma sequência didática sobre a temática calor, mediado por tecnologias da informação e comunicação (TIC), em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, composta por 19 alunos em uma escola da rede pública de ensino de Bagé. Utilizou-se como fundamentação teórica a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) de Rand J. Spiro. Durante a sequência didática foram utilizadas: abordagem do contexto histórico, simulações, atividades experimentais e recursos de hipermídias, possibilitando assim com que os alunos percebam a presença dos conceitos envolvidos em suas vidas cotidiana, criando oportunidades para os alunos aprofundarem seus conhecimentos de termodinâmica. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa que avaliou o ganho em aprendizagem dos estudantes referente à implementação da sequência didática através do método de ganho na aprendizagem, proposto por Hake (2002), com a aplicação de pré e pós testes, no início e ao final da execução de cada caso, além de uma abordagem qualitativa, através da análise de conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977), que consiste no desmembramento do texto em unidades de significado. Nesta análise as unidades foram agrupadas em categorias de acordo com o sentido da mensagem. Como resultado, obtivemos ganhos na aprendizagem dos alunos de 53,44%, um resultado que aponta que as atividades de ensino são caracterizadas por um elevado engajamento interativo. A produção educacional resultante deste trabalho se constitui num material de apoio ao professor composto por: um site com diferentes mídias (https://calor2018.weebly.com/), fichas de atividades para aulas experimentais, slides e simulações que podem servir de apoio para professores de Física do Ensino Médio para ministrar suas aulas sobre a temática Calor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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Dissertação Sheila Correia Corrêa.pdf5.67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod. Edu. Sheila Corrêa, 2019.pdf5.36 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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