Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4769
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel do professor gestor e as competências gerenciais na gestão universitária federal |
Título(s) alternativo(s): | The role of the manager teacher and managerial competences in federal university management El rol del docente gestor y las competencias gerenciales en la gestión de la universidad federal |
Autor(es): | Silva, Katia Cilene Florindo da |
Primeiro Orientador: | Mirailh, Rafael Fagundes |
1° Membro da banca: | Medeiros, Igor Baptista de Oliveira |
2° Membro da banca: | Corso, Kathiane Benedetti |
Resumo: | A gestão universitária é administrada por professores efetivos da instituição. Dessa forma, o professor que além de docente, pesquisador e extensionista, também assume o papel de gestor, unindo as atividades administrativas próprias da gestão, com as atividades que ele já desempenha nos demais papéis, é denominado professor gestor. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as competências gerenciais associadas ao papel do professor gestor na UNIPAMPA campus Santana do Livramento/RS. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que desempenham ou desempenharam o papel de professor gestor nos últimos cinco anos na instituição. As entrevistas foram gravadas e analisadas por meio da análise interpretativa. Os dados analisados mostraram que o papel do professor gestor na instituição, está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos cursos e do campus, ao gerenciamento de processos, ao planejamento estratégico, a capacidade de lidar com pessoas, a capacidade de mediar conflitos e conciliar interesses e a realização de atividades administrativas e burocráticas. Os dados também mostraram que os professores gestores desenvolveram boa parte das competências gerenciais necessárias para quem assume um cargo de gestão, mas ainda necessitam desenvolver outras e que esse processo de desenvolvimento ocorre por meio da capacitação contínua e da gestão na prática. A pesquisa também revelou que eles enfrentam dificuldades e desafios no dia a dia da gestão e mostrou a importância de políticas organizacionais que contribuam com o seu desempenho no papel. |
Abstract: | University management is administered by effective teachers of the institution. Thus, the teacher who, in addition to teaching, researcher and extensionist, also assumes the role of manager, uniting the administrative activities proper to management, with the activities he already plays in the other roles, is called manager teacher. The present research aimed to analyze the management competencies associated with the role of the managing teacher at UNIPAMPA campus Santana do Livramento/RS. This is a case study, qualitative approach and descriptive and exploratory nature. To achieve the proposed objective, semi-structured interviews were conducted with teachers who play or played the role of manager teacher in the last five years at the institution. The interviews were recorded and analyzed through interpretative analysis. The analyzed data showed that the role of the manager teacher in the institution is directly related to the development of courses and campus, process management, strategic planning, the ability to deal with people, the ability to mediate conflicts and reconcile interests and carry out administrative and bureaucratic activities. The data also showed that the managers teachers have developed much of the management skills necessary for those who assume a management position, but still need to develop others and that this development process occurs through continuous training and management in practice. The research also revealed that they face difficulties and challenges in the day-to-day management and showed the importance of organizational policies that contribute to their role performance. |
Palavras-chave: | Professor gestor Competências gerenciais Gestão universitária Manager teacher Managerial competences University management Docente Gestor Habilidades gerenciales Gestión universitaria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | SILVA, Katia Cilene Florindo da. O papel do professor gestor e as competências gerenciais na gestão universitária federal. 31p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4769 |
Data do documento: | 27-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-O papel do professor gestor e as competências gerenciais na gestão universitária federal..pdf | TCC Katia Cilene Florindo da Silva - 2019 | 416.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.