Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4760
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de metodologia de ensino interativa para construção do conhecimento sobre manejo de pastagens
Autor(es): Camargo, Fabiane Nunes Prates
Primeiro Orientador: Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Coorientador: Montardo, Daniel Portella
1° Membro da banca: Amaral, Érico Marcelo Hoff do
2° Membro da banca: Heinen, Milton Roberto
3° Membro da banca: Nunes, Felipe Becker
4° Membro da banca: Neitzke, Raquel Silviana
Resumo: Áreas de pastagens são ecossistemas complexos e o manejo do pasto é considerado um fator primordial para o sucesso de qualquer empreendimento pecuário, visto que processos realizados de forma inadequada poderão acarretar uma série de problemas, tais como a degradação da estrutura do pasto, redução do valor nutritivo, menor produção animal e rebrotação inadequada. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas, dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino interativa que oportunize a construção do conhecimento sobre manejo de pastagens. Para tal, a partir do entendimento inicial do contexto do problema, com base numa revisão de literatura e levantamento de informações com pesquisadores da área, foi desenvolvida uma metodologia de ensino, envolvendo a combinação de um conjunto de recursos oferecidos pelo AVA Moodle e a teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a elaboração de um curso sobre manejo de pastagem, buscando atender diferentes estilos de aprendizagem. Para avaliação da metodologia de ensino proposta foi realizado um experimento com estudantes do ensino técnico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul- riograndense. Foram realizadas análises estatísticas, com base nos dados das ações dos estudantes, fornecidos pelo AVA Moodle. Os resultados obtidos com a aplicação do experimento demonstraram que a metodologia de ensino proposta atende os diferentes estilos de aprendizagem, definidos por Kolb, possibilitando assim a construção do conhecimento sobre manejo de pastagens de forma efetiva.
Abstract: Pasture areas are complex ecosystems and pasture management is considered a key factor for the success of any livestock enterprise, as improperly performed processes can lead to a number of problems such as degradation of pasture structure, reduced value. nutritious, reduced animal production and inadequate regrowth. Thus, in order to obtain a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives be taken, among them, the creation of strategies that favor learning in the area. Thus, the present work aims to develop an interactive teaching methodology that enables the construction of knowledge on pasture management. For this, from the initial understanding of the context of the problem, based on a literature review and information gathering with researchers in the area, a teaching methodology was developed, involving the combination of a set of resources offered by AVA Moodle and the theory. Kolb’s experiential learning process for the elaboration of a course on pasture management, seeking to meet different learning styles. To evaluate the proposed teaching methodology, an experiment was conducted with technical and higher education students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Statistical analyzes were performed based on student action data provided by AVA Moodle. The results obtained with the application of the experiment showed that the proposed teaching methodology meets the different learning styles defined by Kolb, thus enabling the construction of knowledge on pasture management effectively.
Palavras-chave: Aprendizagem
Tecnologia de informação e comunicação
Tomada de decisão
Learning
Information and communication technology
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada
Citação: CAMARGO, Fabiane Nunes Prates. Uma proposta de metodologia de ensino interativa para construção do conhecimento sobre manejo de pastagens. 84 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4760
Data do documento: 23-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Fabiane Camargo 2019.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.