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dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorSantos, Daren Chaves Severo dos-
dc.date.accessioned2020-02-13T18:08:05Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T18:08:05Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Daren Chaves Severo dos. SUma análise da proposta do currículo técnico integrado do curso de agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Câmpus Bagé. 170 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4757-
dc.description.abstractThis research conducted a study about the construction of the Integrated Technical Curriculum in the Agriculture course of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Bagé. Our objective was to understand how the integrated technical education curriculum proposal was developed in the versions of the Curriculum Pedagogical Project of the Agriculture course. This course was chosen because it is the only mid-level that represents the agricultural characteristic of the institution, according to Ordinance No. 246/2016. This study is of great relevance since the Instituto Federal is a large institution in the country, which develops a technical education integrated in its high school courses, an innovative curriculum proposal, created exclusively for the institution. This work, due to its objectives and proposals, was characterized as documentary with a qualitative approach, anchored in the historical-critical perspective. The procedure adopted for data collection was document analysis. Thus, the documents analyzed were: the Institutional Pedagogical Project of IFSul; The Curricular References for Pedagogical Projects of IFSul Technical Courses and the versions of the Curricular Pedagogical Project of the IFSul Integrated Technical Course in Agriculture, Campus Bagé. The theoretical framework that supported the research included studies by authors such as: Brazil (2007), Frigotto et al. (2012), Pacheco (2011), Saviani (2007), Silva (2010), Manacorda (2007), Monasta (2010) and others. Our conclusion after conducting the research is that the integrated technical curriculum of the IFSul Agriculture Course, Câmpus Bagé, increased its prescription and curriculum rigidity after creation of Curriculum references for pedagogical projects of IFSul technical courses, institutional rules governing the construction of PPCs in the institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino técnico integradopt_BR
dc.subjectInstituto Federal Sul-rio-grandensept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectIntegrated technical educationpt_BR
dc.subjectInstituto Federal Sul-rio-grandensept_BR
dc.titleUma análise da proposta do currículo técnico integrado do curso de agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Câmpus Bagé.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee2Leon, Adriana Duarte-
dc.contributor.referee3Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa realizou um estudo acerca da construção do Currículo Técnico Integrado no curso de Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Bagé. Nosso objetivo foi perceber como a proposta curricular do ensino técnico integrado foi desenvolvida nas versões do Projeto Pedagógico Curricular do curso de Agropecuária. Esse curso foi escolhido por ser o único de nível médio que representa a característica agrícola da instituição, segundo Portaria nº 246/2016. Esse estudo é de grande relevância uma vez que o Instituto Federal é uma instituição de grande abrangência no país, que desenvolve um ensino técnico integrado em seus cursos de nível médio, uma proposta curricular inovadora, criada exclusivamente para a instituição. Este trabalho, por seus objetivos e propostas caracterizou-se como documental de abordagem qualitativa, ancorado na perspectiva histórico-crítica. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a análise documental. Dessa forma, os documentos analisados foram: o Projeto Pedagógico Institucional do IFSul; Os Referenciais Curriculares para Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos do IFSul e as versões do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do curso técnico integrado em Agropecuária do IFSul, Câmpus Bagé. O referencial teórico que embasou a pesquisa contou com estudos de autores como: Brasil (2007), Frigotto et al. (2012), Pacheco (2011), Saviani (2007), Silva (2010), Manacorda (2007), Monasta (2010) entre outros. Nossa conclusão após realização da pesquisa é que o currículo técnico integrado do curso de Agropecuária do IFSul, Câmpus Bagé, aumentou sua prescrição e rigidez curricular com a criação dos Referenciais curriculares para projetos pedagógicos de cursos técnicos do IFSul, normativa institucional que regula a construção dos PPCs na instituição.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DIS Daren Santos 2019.pdf6.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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