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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4755
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo sobre a adoção de metodologias ativas para o enfrentamento da evasão no curso de licenciatura em física da UNIPAMPA |
Autor(es): | Franco, Bianca Vasconcelos do Evangelho |
Primeiro Orientador: | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
Coorientador: | Marranghello, Guilherme Frederico |
1° Membro da banca: | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
2° Membro da banca: | Heidemann, Leonardo Albuquerque |
3° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
Resumo: | Na presente dissertação, por meio de um delineamento qualitativo de um estudo de caso com a utilização da teoria fundamentada e embasados no modelo longitudinal de Vincent Tinto, propomos a utilização de metodologias ativas, visando minimizar os altos índices de evasão no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé. Assim, através de observações participantes, questionários e entrevistas, investigamos o potencial das metodologias ativas em contribuir para o aumento das crenças de autoeficácia, do senso de pertencimento e das percepções de currículo. Diferentemente da maioria dos trabalhos encontrados na literatura, que predominantemente buscam identificar os motivos e fatores da evasão, nessa pesquisa nos dispomos à utilizar metodologias ativas, visando investigar os construtos dos alunos no componente curricular de Física Geral I. Dessa forma, ações para o enfrentamento da evasão dos ingressantes da Licenciatura em Física da Unipampa tiveram início desde o primeiro dia de aula do primeiro semestre de 2019. Ao término do semestre, observamos que a utilização de propostas e metodologias inovadoras e ativas, além de tornarem os conteúdos significativos, aprimorando a percepção de currículo dos alunos, também contribuiu (na maioria dos casos) para o aumento de suas crenças de autoeficácia (a crença em seu potencial de concluir uma graduação), e para seu senso de pertencimento (sentimento de ser importante e agente integrado ao seu curso, isto é, o aluno se sentir parte importante e integrante da graduação e do grupo ao qual pertence). Nesse contexto, verificamos, por meio da análise de dados, evidências de aumento nos construtos dos alunos, a partir da aplicação de metodologias ativas. Também identificamos a necessidade de inserção de componentes curriculares introdutórias de Física que fomentem o desenvolvimento de uma identidade docente por parte dos alunos, no curso, bem como estimulem e incentivem um aumento de seus construtos e que ações de acompanhamento da trajetória acadêmica do licenciando ocorram desde seu ingresso até o término de sua graduação. Para que, dessa forma, ações institucionais sejam implementadas e avaliadas permanentemente, de modo que a longo prazo os índices de evasão sejam fortemente minimizados. |
Abstract: | In the present dissertation, through a qualitative design of a case study using the grounded theory and based on the longitudinal model of Vincent Tinto, we propose the use of active methodologies, aiming at minimize the high dropout rates in the Physics Degree course at Unipampa Campus Bagé. Thus, through participant observations, questionnaires, and interviews, we investigated the potential of active methodologies to contribute to increased self-efficacy beliefs, a sense of belonging, and curriculum perceptions. Unlike most studies found in the literature, which predominantly seek to identify the reasons and factors for dropout, in this research we use active methodologies to investigate the students' constructs in the curriculum component of General Physics I. Thus, actions to combat dropout in the Unipampa Physics Degree freshmen began since the first day of the first semester of 2019. At the end of the semester we observed that the use of innovative and active proposals and methodologies, in addition to making Significant content, improving students' perception of curriculum, also contributed (in most cases) to increasing their self-efficacy beliefs (the belief in their potential to complete a degree), and their sense of belonging (feeling of being important and integrated agent in your course, that is, the student feel an important and integral part graduation and the group to which it belongs). In this context, we verified through data analysis, evidence of increase in students' constructs, from the application of active methodologies. We also identified the need for insertion of introductory physics curriculum components that foster the development of a teaching identity by the students in the course, as well as stimulate and encourage an increase of their constructs and that follow-up actions of the academic trajectory of the undergraduate occur since your admission until the end of your degree. Thus, institutional actions are implemented and evaluated permanently, so that in the long term dropout rates are strongly minimized. En la presente disertación, a través de un diseño cualitativo de un estudio de caso con la utilización de la teoría fundamentada y con base en el modelo longitudinal de Vincent Tinto, hemos propuesto la utilización de metodologías activas, buscando minimizar los altos índices de deserción en el curso de Licenciatura en Física de Unipampa, Campus Bagé. Por lo tanto, a través de observaciones participantes, cuestionarios y entrevistas, investigamos el potencial de las metodologías activas en contribuir a aumentar las creencias de autoeficacia, el sentido de pertenencia y las percepciones de currículum. Diferentemente de la mayoría de los trabajos que se encuentran en la literatura, que predominantemente buscan identificar los motivos y los factores de la deserción, en esta investigación nos disponemos a utilizar las metodologías activas, visando investigar los constructos de los alumnos en el componente curricular de Física General I. De esa forma, acciones para el enfrentamiento de la deserción de los entrantes de Licenciatura en Física de Unipampa empezaron en el primer día de clase del primer semestre lectivo de 2019. Al fin del semestre observamos que la utilización de propuestas y metodologías innovadora y activas, además de poner los contenidos más significativos, mejorando la percepción de currículo de los alumnos, también han contribuido (en la mayoría de los casos) para el aumento de sus creencias de autoeficacia (la creencia en su potencial de concluir una graduación) y para su sentido de pertenencia (sentimiento de ser importante e agente integrado a su curso, es decir, el estudiante se siente parte importante e integrante de la graduación y del grupo al cual pertenece). En este contexto, verificamos, a través de análisis de datos, evidencias del aumento en los constructos de los alumnos, a partir de la aplicación de metodologías activas. También identificamos la necesidad de inserción de componentes curriculares introductorios de Física que promuevan el desarrollo de una identidad docente por parte de los académicos, en el curso, bien como estimulen e incentiven un aumento de sus constructos y que las acciones de acompañamiento de la trayectoria académica del estudiante de formación docente ocurran desde su ingreso hasta el fin de la graduación, para que, de esta forma, acciones institucionales se implementen y se evalúen permanentemente, de modo que, a largo plazo los índices de deserción sean fuertemente minimizados. |
Palavras-chave: | Evasão Licenciatura em física Metodologias didáticas Crenças de autoeficácia Senso de pertencimento Percepção de currículo Evasion Degree in physics Didactic methodologies Beliefs of self-efficacy Sense of ownership Curriculum perception Deserción Profesorado en física Metodologías didácticas Creencias de autoeficacia Sentido de pertenencia Percepción de currículum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | FRANCO, Bianca Vasconcelos do Evangelho. Estudo sobre a adoção de metodologias ativas para o enfrentamento da evasão no curso de licenciatura em física da UNIPAMPA. 253 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4755 |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
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