Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4747
Tipo: Dissertação
Título: No mundo da Lua : Astronomia em quadrinhos para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Machado, Jéssica Penteado
Primeiro Orientador: Marranghello, Guilherme Frederico
Coorientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
1° Membro da banca: Marranghello, Guilherme Frederico
2° Membro da banca: Dornelles , Clara Zeni Camargo
3° Membro da banca: Irala , Valesca Brasil
4° Membro da banca: Pavani, Daniela Borges
Resumo: O Planetário da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, cuja missão é promover o Letramento Científico Cultural, recebe um grande número de visitas de turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Em geral, as professoras dessas turmas apresentam pouco, ou nenhum, conhecimento sobre Astronomia e carecem de material apropriado para desenvolver um trabalho em sala de aula. Considerando o valor pedagógico das Histórias em Quadrinhos e sua contínua inserção no contexto escolar, especialmente nas séries iniciais, este trabalho se propõe a inserir as Histórias em Quadrinhos em uma formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, fornecendo subsídios para o ensino de Astronomia, de um modo geral e, em particular, para o Letramento Científico Cultural em articulações às visitas ao Planetário da Unipampa. A construção dos quadrinhos foi realizada com base em uma discussão prévia com as professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e sua avaliação final foi feita através de um estudo de grupo focal. Os resultados expõem que o contato com as diferentes linguagens proporcionadas pelas Histórias em Quadrinhos mostra-se capaz de contribuir para a potencialização de seu uso pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que pretendem visitar o Planetário da Unipampa.
Abstract: The Unipampa Planetarium, which mission is to promote Cultural Scientific Literacy, receives a large number of visits from classes of the initial series of Elementary School. In general, teachers in these classes have little or no knowledge of Astronomy and lack appropriate material to develop classroom work. Considering the pedagogical value of Comic Books and its continuous insertion in the school context, especially in the initial series, this work proposes to insert the Comic Stories in a teacher training for the initial years of Elementary School, providing subsidies for the teaching of Astronomy, in general and, in particular, for the Cultural Scientific Literacy in articulations to the visits to the Planetarium of Unipampa. The construction of the comics was carried out based on a previous discussion with the teachers of the initial series of Elementary School and their final evaluation was made through a focus group study. The results show that the contact with the different languages provided by the Comics is able to contribute to the enhancement of its pedagogical use in the continuing education of teachers from the early years of elementary school who intend to visit the Unipampa Planetarium.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Anos iniciais
Ensino de astronomia
Planetário
Comic books
Early years
Teaching of astronomy
Planetarium
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: MACHADO, Jéssica Penteado.No mundo da Lua : Astronomia em quadrinhos para os anos iniciais do ensino fundamental. 117 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4747
Data do documento: 22-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Jéssica Machado 2019.pdf3.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.