???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4731
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Práticas de sustentabilidade nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia brasileiros: um estudo dos planos de gestão de logística sustentável
metadata.dc.title.alternative: Sustainability practices in Brazilian federal education, science and technology institutes: a study of sustainable logistics management plans
Autor(es): Benites, Mauren Corrêa dos Santos
Primeiro Orientador: Alves, Ricardo Ribeiro
1° Membro da banca: Viana, João Garibaldi Almeida
2° Membro da banca: Ávila, Lucas Veiga
3° Membro da banca: Barata, Ana Júlia Teixeira Senna Sarmento
Resumo: A sustentabilidade é um tema que está presente e, cada vez mais, ganha força em todos os tipos de organizações (públicas, privadas, terceiro setor). Isso se deve a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, aliada aos aspectos econômicos e sociais. As instituições de ensino também estão engajadas na implementação da sustentabilidade e, devido a serem transmissoras de conhecimento e formadoras de cidadãos, possuem um importante papel nessa mudança. Dentre as instituições de ensino estão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que são autarquias federais, de educação superior, básica e profissional, criados em 2008 e vinculados ao Ministério da Educação. Assim, o presente estudo objetiva analisar de que forma os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros desenvolvem suas práticas de sustentabilidade. Para atender esse objetivo, optou-se pela utilização de um método misto (abordagem qualitativa e quantitativa) com estratégia incorporada concomitante e caráter descritivo. A coleta dos dados ocorreu mediante documentos (Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e relatórios de avaliação e acompanhamento) e questionários sobre práticas de sustentabilidade aplicados aos campi e reitorias dos trinta e oito IFs. A seleção da amostra, quanto ao questionário, decorreu de um cálculo de amostragem para uma população finita, que considerou as cinco regiões brasileiras, chegando ao montante de 248 respondentes. Já os documentos foram coletados nos sites e, quando não encontrados, solicitados às reitorias dos IFs. Para análise dos dados coletados foram utilizadas três técnicas: análise documental, estatística descritiva e teste de hipóteses. Os resultados encontrados demonstram que apenas dezessete IFs possuem PLS e desses somente quatro elaboraram o relatório de avaliação e acompanhamento. Quanto à estrutura do Plano, apenas em um IF constam todos os itens mínimos obrigatórios. Com relação aos relatórios, eles também não atendem integralmente à legislação. No tocante às práticas de sustentabilidade, é dada maior atenção às ações sustentáveis na utilização de veículos oficiais do que nos procedimentos que envolvem água e esgoto. Apesar disso, os indicadores de sustentabilidade evidenciam que a maior parte dos IFs possui boas práticas sustentáveis, classificando-se como médio e altamente sustentáveis. Contudo, foi verificado que essas práticas não têm relação com os PLS, pois constatou-se, a partir do teste de hipóteses, que não há diferença nas práticas de sustentabilidade entre os IFs que possuem e os que não possuem o Plano. Com base nesses achados, conclui-se que mais da metade dos IFs estão descumprindo a legislação devido a não terem elaborado o PLS e/ou o relatório, e os que elaboraram não o fizeram de forma totalmente correta. Também, que as práticas de sustentabilidade estão presentes na maioria dos Institutos, mas não há diferenças significativas nas práticas entre os IFs que elaboraram e o que não elaboraram o PLS, com exceção de dois eixos de duas regiões distintas.
Abstract: Sustainability is a theme that is present and increasingly gaining strength in all types of organizations (public, private, third sector). This is due to the growing concern with the preservation of the environment, allied to the economic and social aspects. Educational institutions are also engaged in the implementation of sustainability and, because they are transmitters of knowledge and educators of citizens, play an important role in this change. Among the educational institutions are the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), who are federal autarchies, of higher, basic and professional education, created in 2008 and linked to the Ministry of Education. Thus, the present study aims to analyze how the Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology develop their sustainability practices. To meet this objective, it was decided to use a mixed method (qualitative and quantitative approach) with concurrent incorporated strategy and descriptive character. Data collection occurred through documents (Sustainable Logistics Management Plan (PLS) and evaluation and monitoring reports) and questionnaires on sustainability practices applied to campuses and rectories of the thirty-eight IFs. The sample selection regarding the questionnaire resulted from a sample calculation for a finite population, which considered the five Brazilian regions, reaching 248 respondents. Already the documents were collected on the websites and, when not found, requested to the rectories of the IFs. For analysis of the collected data three techniques were used: documental analysis, descriptive statistics and hypothesis test. The results show that only seventeen IFs have PLS and of these only four prepared the evaluation and follow-up report. As for the structure of the Plan, only one IF contains all the minimum required items. Regarding the reports, they also do not fully comply with the legislation. Regarding sustainability practices, greater attention is given to sustainable actions in the use of official vehicles than in procedures involving water and sewage. Nevertheless, the sustainability indicators show that most IFs have good sustainable practices, being classified as medium and highly sustainable. However, it was found that these practices are not related to the PLS, since it was found, from the hypothesis test, that there is no difference in sustainability practices between the IFs that have and those that do not have the Plan. Based on these findings, it is concluded that more than half of IFs are not complying with the legislation because they have not prepared the PLS and/or the report, and those who have done so have not been completely correct. Also, that sustainability practices are present in most Institutes, but there are no significant differences in practices between the IFs that elaborated and those that did not elaborate the PLS, except for two axes from two different regions.
metadata.dc.subject: Desenvolvimento sustentável
Instituições de ensino
Órgãos e entidades públicas
Relatórios de avaliação e acompanhamento
Sustainable development
Educational institutions
Organs and public entities
Evaluation and monitoring reports
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Mestrado Acadêmico em Administração
metadata.dc.identifier.citation: BENITES, Mauren Corrêa dos Santos. Práticas de sustentabilidade nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia brasileiros: um estudo dos planos de gestão de logística sustentável. Dissertação apresentada ao Mestrado Acadêmico em Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4731
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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Mauren Corrêa dos Santos Benites - 2019.pdf2.66 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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