Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4667
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de um sistema para o monitoramento das atividades de programação para alunos iniciantes - CFACIL + |
Autor(es): | Lopes, Patricia Padula |
Primeiro Orientador: | Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
Coorientador: | Gomes, Marina Silva |
1° Membro da banca: | Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
2° Membro da banca: | Piovesan, Sandra Dutra |
3° Membro da banca: | Camargo, Sandro da Silva |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de auxílio no atendimento às dificuldades de aprendizagem dos alunos iniciantes das disciplinas de Algoritmos e Programação na Universidade Federal do Pampa. Implementou-se um sistema de monitoramento, o CFacil+, a partir da integração da ferramenta CFacil em um ambiente de rede cliente e servidor. Para tanto, neste estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, bem como o aprimoramento da aplicação CFacil. Posteriormente, efetuaram-se testes de funcionamento dessa ferramenta de monitoramento e, também, pesquisa de satisfação de docentes da disciplina de Algoritmos e Programação. Os resultados da utilização da ferramenta demonstram que a mesma torna as aulas mais produtivas, uma vez que o sistema proporciona uma visualização imediata das atividades dos alunos. Além disso, os docentes participantes da pesquisa, as quais se utilizaram da aplicação, afirmaram haver realizado o acompanhamento dos alunos de forma efetiva por meio de uma interface simples e intuitiva. Por fim, as avaliações dos professores apontaram para o CFacil+ como uma alternativa de auxílio ao ensino de algoritmos e programação. |
Abstract: | This work presents a proposal of support for attending the beginner students’ learning difficulties in the subject of Algorithms and Programing at the Federal University of Pampa (Universidade Federal do Pampa). A monitoring system, CFacil+, was developed after an integration of the tool CFacil in a network (client and server). In order to accomplish this goal, both bibliographic researches and an improvement of the application CFacil were carried out. Later on, functioning tests were executed in the monitoring tool (CFacil+), as well as a satisfaction survey conducted among the professors of Algorithms and Programing. The results reached after the use of CFacil+ by the professors show that it helps classes become more productive. This is due to the fact that the system eases an immediate visualization of the learners’ activities. Moreover, the participants representing the faculty members, after making use of the application, claimed to have accomplished the monitoring of the students in an effective way through a simple and intuitive interface. Finally, the survey portrayed CFacil+ as an alternate type of collaboration to the teaching of Algorithm and Programming. |
Palavras-chave: | Algoritmos Programação Cliente Servidor Algorithms Programming Client Server |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | LOPES, Patricia Padula. Proposta de um sistema para o monitoramento das atividades de programação para alunos iniciantes - CFACIL+ . 104 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4667 |
Data do documento: | 10-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2018_1_Patricia_Lopes.pdf | 3.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.