???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4654
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Experimentação no ensino de química na educação básica
Autor(es): Gonçalves, Raquel Pereira Neves
Primeiro Orientador: Goi, Mara Elisângela Jappe
1° Membro da banca: Goi, Mara Elisângela Jappe
2° Membro da banca: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
3° Membro da banca: Ellensohn, Ricardo Machado
4° Membro da banca: Lindemann, Renata Hernandez
Resumo: Nesta dissertação de Mestrado realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com o objetivo de investigar como os alunos constroem conhecimento científico com uso da metodologia de Experimentação no Ensino de Química e analisar as potencialidades e limitações desta estratégia metodológica no Ensino Médio. Nesse contexto, considerou-se como pergunta central dessa investigação: “Como a metodologia de Experimentação no Ensino de Química pode contribuir para a construção do conhecimento científico? ” Para atingir os objetivos frente à amplitude do tema da pesquisa, procurou-se fazer uma triangulação de referenciais. O levantamento do aspecto epistemológico foi baseado na teoria de Gaston Bachelard, visto que em suas obras há a preocupação não apenas de fazer Ciências, mas de repensar as práticas de Ensino. No campo pedagógico, foram abordados vários autores, como Laburú, Azevedo, Galiazzi, Hodson, Oliveira entre outros com o objetivo de trabalhar as potencialidades e limitações da Metodologia de Experimentação no Ensino de Química. A intervenção para esta investigação foi realizada em escola Pública de Educação Básica, localizada no município de Vila Nova do Sul/RS, com alunos do primeiro Ano do Ensino Médio. Esse trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira etapa, realizou-se uma revisão de literatura com o objetivo de mapear o que foi publicado sobre a temática. Para a seleção dos artigos, utilizou-se as publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013, 2015 e 2017. A segunda etapa foi agrupar os artigos em categorias de análise, após as leituras emergiram quatro categorias, são elas: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores; (iv) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. A terceira etapa foi elaborar blocos de experimentos envolvendo conteúdos de Química e aplicar no primeiro semestre de 2018, na quarta e última etapa, realizou-se a análise da aplicação dos experimentos, para verificar assim se o objetivo do trabalho foi realmente alcançado. Como produto final, foram elaborados experimentos que serão disponibilizados em um e-book, para que outros professores possam aplicar em suas aulas. Como resultado desta pesquisa aponta-se que durante a implementação da metodologia percebeu-se um crescimento de alguns alunos quanto à participação nas aulas de Química e o interesse pelo ensino e aprendizagem. Nota-se que os alunos tornaram-se mais independentes à medida que realizavam os experimentos, com questionamentos frequentes durante a aula, ao mesmo tempo que tomavam decisões importantes no desenvolver dos experimentos.
Abstract: In this Master's thesis a qualitative research was carried out with the objective of investigating how the students construct scientific knowledge using the methodology of Experimentation in the Chemistry Teaching and to analyze the potentialities and limitations of this methodological strategy in High School. In this context, it was considered as the central question of this research: "How can the methodology of Experimentation in Chemistry Teaching contribute to the construction of scientific knowledge?" In order to reach the objectives in view of the breadth of the research theme, we tried to triangulate references. The survey of the epistemological aspect was based on the theory of Gaston Bachelard, since in his works there is the concern not only to do Sciences, but to rethink the practices of Teaching. In the pedagogical field, several authors, such as Laburú, Azevedo, Galiazzi, Hodson, Oliveira among others, were approached with the objective to work the potentialities and limitations of the Experimentation Methodology in Chemistry Teaching. The intervention for this investigation was carried out in a Public School of Basic Education, located in the municipality of Vila Nova do Sul/RS, with students of the first year of High School. This work was developed in four stages. In the first stage, a literature review was carried out with the objective of mapping what was published about the theme. For the articles selection, were used the publications of the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) of 2011, 2013, 2015 and 2017. The second stage was to group the articles into categories of analysis, after the readings emerged four categories, which are: (i) Investigative Experimentation; (ii) Review of Literature on Experimentation; (iii) Experimentation in the Initial and Continued Teachers Formation ; (iv) Experimentation in Chemistry Teaching from Specific Subjects. The third stage was to elaborate blocks of experiments involving Chemistry contents and to apply in the first semester of 2018, and in the fourth and last stage, the analysis of the application of the experiments was carried out, to verify if the objective of the work was actually reached. As a final product, experiments were developed that will be made available in an e-book, so that other teachers can apply in their classes. As a result of this research it is pointed out that during the implementation of the methodology it was noticed a growth of some students regarding the participation in the classes of Chemistry and the interest in teaching and learning. It is noted that students became more independent as they performed the experiments, with frequent questions during the class, while making important decisions in the development of the experiments.
metadata.dc.subject: Experimentação
Ensino de ciências da natureza
Educação básica
Experimentation
Natural sciences
Basic education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: GONÇALVES, Raquel Pereira Neves . Experimentação no ensino de química na educação básica. 147 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4654
metadata.dc.date.issued: 13-Jun-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Raquel Gonçalves 2019.pdf1.87 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod. Edu. Raquel Gonçalves 2019.pdf1.69 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???