Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4641
Tipo: Dissertação
Título : Jovens em cena: a formação humana através da autonomia e do protagonismo juvenil
Autor(es): Conrad, Vanderleia Lucia Dick
Primeiro Orientador: Selbach, Paula Trindade da Silva
1° Membro da banca: Selbach, Paula Trindade da Silva
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Hammes, Lucio Jorge
4° Membro da banca: Pereira, Dirlei
Resumo: Este relatório crítico-reflexivo objetiva compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Sociedade Esportiva e Literária (SEL) do Colégio Militar de Porto Alegre/RS fomentam o protagonismo e a autonomia dos jovens. Considerando a imersão em uma cultura de educação militar, esta pesquisa buscou investigar se essas práticas contribuem para uma educação integral e humananizada para esses adolescentes. Uma metodologia qualitativa foi adotada por meio da pesquisa-ação. Os conceitos de autonomia e de protagonismo enfatizados estão diretamente relacionados à ideia de proporcionar espaços e condições próprias para que os jovens se envolvessem em atividades que incluisse a resolução de situações problemas do mundo real, além de demandar qualidades como iniciativa, gestão de tempo, liberdade e comprometimento. Os resultados obtidos através da análise dos dados e com base na escala de protagonismo juvenil proposta por Costa, apontaram para o gradativo processo protagônico dos jovens e demonstraram que as práticas pedagógicas desenvolvidas e instigadas aos alunos da SEL por meio das experiências e das vivências concretas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da sua autonomia.
Resumen : This critical reflective report aims to understand how pedagogical practices developed in the Sociedade Esportiva e Literária – SEL (Sports and Literature Society) at Colégio Militar de Porto Alegre (a Military School in Porto Alegre, Brazil) promote their protagonism and autonomy. Considering the immersion in a culture of military education, this research has sought to investigate whether such practices contribute to a humanized whole education for these adolescents. A qualitative methodology has been adopted through action-research. The concepts of authonomy and protagonism emphasized in this project are strictly related to the idea of providing proper environment and conditions for the youth to get involved in activities which include real-world problem solving, besides demanding from them qualities such as initiative, time management, and commitment. The results from the data analysis and based in the teen protagonism scale porposed by Costa have shown the gradual process related to their protagonism and pedagogical practices developed to the students from SEL through the concrete experiences have contributed meaningfully to their autonomy development.
Palabras clave : Formação Humana
Autonomia
Protagonismo Juvenil
Práticas Pedagógicas
Educação Militar
Human Formation
Autonomy
Youth Protagonism
Pedagogical Practices
Military Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citación : CONRAD, Vanderleia Lucia Dick. Jovens em cena: a formação humana através da autonomia e do protagonismo juvenil. 109 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4641
Fecha de publicación : 2-ago-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VanderleiaLuciaDickConrad2019.pdfVanderleia Lucia Dick Conrad 20194.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.