Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4639
Tipo: Anais de Evento
Título: Anais Seminário: ações, reflexões, fundamentações
Autor(es): Rorato, Adriana
Mello, Elena Maria Billig
Resumo: Esta produção exemplifica o trabalho pedagógico responsável, criativo, colaborativo, emancipatório que as profissionais da EMEI Zezé Tavares (Adriana, Camila, Cátia Cilene, Cláudia, Marcleide, Maria Luísa e Maria) desenvolvem em observância às finalidades educacionais. Trabalho esse que envolve, com seriedade e compromisso ético, a construção de conhecimentos, saberes, habilidades e valores humanos e não-humanos, na perspectiva ético-estética da educação. Com o objetivo de (re)pensar a Educação Infantil enquanto espaço-tempo, coletivo, plural, produtor de sentidos singulares, a equipe de profissionais da escola registrou “no papel” estratégias pedagógicas, reflexões, metodologias, intenções e ações a fim de socializar práticas e (re)afirmar posições, concepções e caminhos que a escola vem trilhando já há alguns anos. Assim, esse conjunto de textos sistematiza as atuais produções da instituição, servindo como registro para reflexões e encaminhamentos, para a valorização das trajetórias docentes, para a ampliação de perspectivas por meio da partilha de forma relacional, vislumbrando os múltiplos, plurais e diversos elementos da educação – e da escola, enquanto organismo vivo e dos sujeitos que dela fazem parte. Sua publicação se dá em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé, em virtude de integrar o bojo da pesquisa1 de uma das professoras pesquisadoras a nível de Mestrado Acadêmico em Ensino, que objetiva investigar os desafios e as possibilidades que atravessam os movimentos de (re)invenção curricular em uma escola de Educação Infantil.
Abstract: This production exemplifies responsible, creative, collaborative, emancipatory that EMEI professionals Zezé Tavares (Adriana, Camila, Cátia Cilene, Claudia, Marcleide, Maria Luísa and Maria) develop in compliance with the purposes educational This work involves, with seriousness and ethical commitment, the construction human and non-human knowledge, knowledge, skills and values ​​from the perspective of ethical-aesthetic of education. With the objective of (re) thinking of early childhood education as a space-time, collective, plural producer of singular senses, the school's team of professionals recorded “in the role ”pedagogical strategies, reflections, methodologies, intentions and actions in order to socialize practice and (re) affirm positions, conceptions and paths that the school has been some years. Thus, this set of texts systematizes the current productions of the institution, serving as a register for reflections and referrals, for the valorization of the teaching trajectories, to broaden perspectives through relational sharing, multiple, plural and diverse elements of education - and of school as a living organism and the subjects that are part of it. Its publication is in partnership with the Federal University of Pampa. (UNIPAMPA), Campus Bagé, by virtue of integrating the research core1 of one of the research teachers at the level of Academic Master in Teaching, which aims to investigate the challenges and possibilities that cross the curricular (re) invention movements in a preschool.
Palavras-chave: Educação
Educação infantil
Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: RORATO, Adriana; MELLO, Elena Maria Billig (Orgs.). Anais Seminário: ações, reflexões, fundamentações. Uruguaiana: Unipampa. 2019. 36 p. ISBN 9788563337856.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4639
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Seminários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-bookZezé revisado-FINAL.pdf46.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.