Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4630
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exercitando as inteligências múltiplas a partir de atividades lúdicas sobre o sistema solar
Autor(es): Machado, Márcio Nunes
Primeiro Orientador: Kimura, Rafael Kobata
1° Membro da banca: Kimura, Rafael Kobata
2° Membro da banca: Barlette, Vania Elisabeth
3° Membro da banca: Marranghello, Guilherme Frederico
Resumo: Este trabalho tem como foco principal a teoria das Inteligências Múltiplas, descrita pelo psicólogo americano Howard Gardner, aplicada no contexto do ensino e divulgação da Astronomia. Gardner propôs um novo conceito de “inteligência”, passando de uma concepção mais restrita em que se destacavam unicamente as pessoas que possuíam um quociente de inteligência apurado voltado para questões lógicas ou linguísticas, para uma concepção mais ampla e múltipla, que contempla as mais diversas características do ser humano. Estas diferentes inteligências foram inicialmente definidas como lógico-matemática, linguística, espacial, musical, intrapessoal, interpessoal e corporal cinestésica, sendo posteriormente expandidas para englobar também as inteligências existencial e naturalista. O enfoque deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade que trabalhe elementos da Astronomia, em particular, do Sistema Solar, para exercitar estas inteligências que são pouco estimuladas no ambiente escolar. Para tanto, o trabalho se iniciou com uma pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica acerca do tema “inteligências múltiplas”, cujos princípios foram inicialmente aplicados em uma gincana realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Bagé, como um projeto piloto. O resultado obtido auxiliou na organização de uma sequência didática composta por quatro atividades que foram aplicadas com alunos participantes de um projeto social denominado “Novo Rodarte” que estudam entre o 6º e 9º ano. Os resultados, analisados qualitativamente, demonstraram que ao longo da sequência didática, diferentes inteligências puderam ser exercitadas, onde pode-se constatar que atividades voltadas à valorização das inteligências múltiplas podem ir muito além de trabalhar unicamente com conceitos físicos e de exercícios robóticos, sendo possível compreender esses conceitos através de atividades que necessitem de participação, sejam lúdicos e principalmente se ponham a exercitar as inteligências que não são rotineiramente trabalhadas ao longo da vida escolar.
Abstract: This work has as main focus the Multiple Intelligences theory, described by the American psychologist Howard Gardner, applied in the context of the teaching and diffusion of Astronomy. Gardner proposed a new concept of "intelligence," moving from a narrower conception in which only persons possessing an intelligence quotient focused on logical or linguistic issues stood out for a broader and multiple conception which contemplates the most diverse characteristics of the human being. These different intelligences were initially defined as logical-mathematical, linguistic, spatial, musical, intrapersonal, interpersonal and kinesthetic body, and later expanded to encompass also the existential and naturalistic intelligences. The focus of this work is to present a proposal of activity that works astronomy elements, in particular, of the Solar System, to exercise these intelligences that are little stimulated in the school environment. For this, the work began with a bibliographical research and theoretical basis on the theme "multiple intelligences", whose principles were initially applied in a gymnastics held with students of the 9th grade of Elementary School, a municipal school in the city of Bagé, as a pilot project. The result obtained helped to organize a didactic sequence composed of five activities that were applied with students participating in a social project called "Novo Rodarte" that study between the 6th and 9th year. The results, analyzed qualitatively, showed that during the didactic sequence, different intelligences could be exercised, where it can be verified that activities aimed at the valorization of the multiple intelligences can go much beyond working solely with physical concepts and robotic exercises, being possible to understand these concepts through activities that require participation, are playful and mainly put to exercise the intelligences that are not routinely worked through the school life.
Palavras-chave: Inteligências múltiplas
Ensino de astronomia
Sistema solar
Multiple intelligences
Astronomy teaching
Solar system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: MACHADO, Márcio Nunes. Exercitando as inteligências múltiplas a partir de atividades lúdicas sobre o sistema solar. 81 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4630
Data do documento: 16-Jul-2019
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Márcio Machado 2019.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.