Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4626
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um Olhar para a Acessibilidade na Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Espanhol |
Autor(es): | Oliveira, Maristela Santos de |
Primeiro Orientador: | Martins, Claudete da Silva |
1° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
2° Membro da banca: | Bastos, Amélia Rota Borges de |
3° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, oferecido pelaUniversidadeFederal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. Devido a carência de recursosdidáticosacessíveis para o ensino de línguas, esta pesquisa de campo de caráter exploratório teve como objetivo investigar se ocorre a produção de recursosdidáticosacessíveisparaoensinodeespanholem uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Bagé-RS. Para chegar aos resultados, o trabalho dispôs como sujeitos da pesquisa duas professoras de línguaespanhola,bemcomoa professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola em foco. Os instrumentos utilizados para coletar os dados compõe-se de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e transcritas. A análise dos dados coletados decorreu com base na análise do conteúdo (BARDÍN, 2016). Esta pesquisa foi realizada de março a novembro de 2018. Com este trabalho, conclui-se que os professores de espanhol da escola em questão utilizam recursos didáticos acessíveis em suas aulas. Sendo estes recursos produzidos por eles ou pelo professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). |
Abstract: | Este trabajo presenta una investigación desarrollada en el curso de graduación en Lenguas Adicionales: Inglés, Español y sus Respectivas Literaturas, ofrecido por la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) -CampusBagé.Debidoalacarenciaderecursosdidácticos accesibles para la enseñanza de lenguas, esta investigacióndecampodecarácterexploratorio tuvo comoobjetivoinvestigarsiocurrelaproducciónderecursosdidácticosaccesiblesparala enseñanza deespañolenunaEscuelaMunicipaldeEnseñanzaFundamentaldeBagé-RS.Para llegar a los resultados, el trabajo dispuso como sujetos de la investigación dos profesoras de lenguaespañola,asícomolaprofesoraresponsabledelAtendimientoEducativoEspecializado (AEE) de la escuela en foco. Los instrumentos utilizados pararecogerlosdatossecomponen de entrevistas semiestructuradas que fueron grabadas y transcritas. El análisis de los datos recolectados se basó en el análisis del contenido (BARDIN, 2016). Esta investigación se realizó de marzo a noviembre de 2018. Con este trabajo, se concluye que los profesores de español de la escuela en cuestión utilizan recursos didácticosaccesiblesensusclases.Siendo estos recursos producidos por ellos o por el profesor responsable por el Atendimiento Educativo Especializado (AEE). |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Recursos didáticos acessíveis Ensino de espanhol Educación inclusiva Recursos didácticos accesibles Enseñanza de español |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | OLIVEIRA, Maristela Santos de. Um olhar para a acessibilidade na produção de recursos didáticos no ensino de espanhol. 37 p. 2018. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4626 |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maristela de Oliveira 2018.pdf | 643.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.