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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4609
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Caracterização e proposta de tratamento de efluentes gerados por mecânicas automotivas |
Autor(es): | Menegotto, Bruna Vaz |
Primeiro Orientador: | Morais, Marcilio Machado |
1° Membro da banca: | Morais, Marcilio Machado |
2° Membro da banca: | Souza, Tânia Regina de |
3° Membro da banca: | Moraes, Beatriz Stoll |
4° Membro da banca: | Flores, Wladimir Hernandez |
Resumo: | A demanda por serviços de reparação automotiva realizados nas oficinas mecânicas cresce com o aumento do número de veículos que circulam pelas ruas diariamente. Tais oficinas geram efluentes líquidos e resíduos sólidos que se descartados de forma incorreta aumentam as fontes de poluição e contaminação do meio ambiente. Os efluentes gerados nas oficinas mecânicas representam um sério problema ambiental devido ao seu alto teor de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e óleos e graxas, necessitando, em virtude disso, um aprimoramento do seu tratamento. Ao confrontar com essa realidade, este trabalho teve por objetivo a caracterização dos efluentes gerados em mecânicas automotivas, bem como o seu tratamento com vistas à reutilização ou descarte na natureza. Para isto, os efluentes foram coletados em quatro mecânicas automotivas do município de Bagé (RS) e em uma mecânica automotiva do município de Bento Gonçalves (RS). A caracterização dos efluentes foi feita com relação aos seguintes parâmetros: temperatura, pH, turbidez, óleos e graxas, DQO, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), condutividade elétrica e sólidos dissolvidos. O efluente da mecânica automotiva de Bento Gonçalves (RS) foi tratado por meio de tratamento preliminar (caixa separadora de óleo e água) e primário (coagulação, floculação e filtração). No tratamento preliminar construiu-se uma caixa de retenção com vistas a separação de óleo e graxa da fase aquosa em sistema pseudocontínuo. A fase aquosa foi submetida ao tratamento primário, que consistiu da adição de policloreto de alumínio (PAC) como coagulante e um polímero aniônico como agente floculante. O processo de coagulação e floculação deu origem a duas fases: o clarificado e o lodo. O clarificado foi filtrado e após caracterizado com relação aos parâmetros físico-químicos citados anteriormente e o possível enquadramento em uma classe da Resolução CONAMA n° 357/2005 (BRASIL, 2005) irá caracterizá-lo para um possível reuso ou, então, o enquadramento nas Resoluções CONAMA n° 430/2011 (BRASIL, 2011) e CONSEMA nº 355/2017 (RIO GRANDE DO SUL, 2017) para lançamento dos efluentes em corpos receptores. Os efluentes brutos oriundos das oficinas mecânicas da cidade de Bagé (RS) e de Bento Gonçalves (RS) apresentaram uma alta DQO (acima de 50.000 mg/L), altos valores de condutividade elétrica (superiores a 500 μS), uma turbidez elevada (acima de 890 NTU), além de altos teores de óleos e graxas (acima de 30%), demonstrando a necessidade do tratamento destes efluentes. A caixa de retenção reduziu em aproximadamente 83% a turbidez e em 87% a quantidade de óleo presente no efluente. Após o processo de filtração, os percentuais de remoção aumentaram para cerca de 99,5% de turbidez, 27,5% de condutividade elétrica, 38% de sólidos dissolvidos e 99,8% de DQO. Com base nisso, o efluente tratado possui valores de pH, óleos e graxas, turbidez e sólidos dissolvidos aceitáveis pela Resolução CONAMA n° 357/2005 (reuso classe II) (BRASIL, 2005) e, os valores de temperatura e DQO do efluente tratado estão dentro da faixa aceitável pela Resolução CONSEMA nº 355/2017 (RIO GRANDE DO SUL, 2017). |
Abstract: | The demand for automotive repair services performed in the mechanic’s workshops grows with the increase in the number of vehicles that circulate on the streets daily. Such workshops generate liquid effluents and solid waste that if discarded incorrectly increase the sources of pollution and contamination of the environment. The effluents generated in the workshops represent a serious environmental problem due to its high COD (Chemical Oxygen Demand) and oils and greases, necessitating, therefore, an improvement of is treatment. When confronted with this reality, this work had as objective the characterization of effluents generated in automotive mechanics, as well as its treatment with a view to reuse or disposal in nature. For this, the effluents were collected in four automotive mechanics of the city of Bagé (RS) and in an automotive mechanic of the municipality of Bento Gonçalves (RS). The characterization of the effluents was done with respect to the following parameters: temperature, pH, turbidity, oils and greases, COD, biochemical oxygen demand (BOD), electrical conductivity and dissolved solids. The effluents were treated by preliminary treatment (oil and water separation box) and primary (coagulation, flocculation and filtration) treatment. In the preliminary treatment, a retention box was constructed with a view to the separation of oil and grease from the aqueous phase in a pseudo-continuous system. The aqueous phase was subjected to the primary treatment, which consisted of the addition of aluminum polychloride (PAC) as a coagulant and anionic polymer as a flocculating agent. The process of coagulation and flocculation gave rise to two phases: the clarified and the sludge. The clarified was filtered and after characterized with respect to the physicochemical parameters mentioned above and the possible framing in a class of CONAMA resolution n°. 357/2005 (BRASIL, 2005) will characterize it for a possible reuse or, CONAMA n° 430/2011 (BRASIL, 2011) and CONSEMA n° 355/2017 (RIO GRANDE DO SUL, 2017) for the discharge of effluents into receiving bodies. Were observed in the ray materials from the mechanical workshops in the city of Bagé (RS) and Bento Gonçalves (RS) a high COD (above 50.000 mg/L), high electrical conductivity values (greater than 500 μS) and high turbidity (above 890 NTU) as well as high oil and grease contented (above 30%), demonstrating the need to treat these effluents. The retention box reduced turbidity by approximately 83% and by 87% the amount of oil presented in the effluent. After the filtration process, removal percentages increased to about 99,5% turbidity, 27,5% electrical conductivity, 38% dissolved solids and 99,8% COD. Based on this, the treated effluent has values of pH, oil and greases, turbidity and dissolved solids acceptable to CONAMA Resolution 357/2005 (reuse class II) (BRASIL, 2005), and the values of temperature and COD of the treated effluent are within the range acceptable by Resolution CONSEMA n° 355/2017 (RIO GRANDE DO SUL, 2017). |
metadata.dc.subject: | Caracterização de efluentes Separação óleo e água Tratamento preliminar Tratamento primário Characterization of effluents Separation oil and water Preliminary treatment Primary treatment |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | MENEGOTTO, Bruna Vaz. Caracterização e proposta de tratamento de efluentes gerados por mecânicas automotivas. 88 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4609 |
metadata.dc.date.issued: | 9-Jul-2019 |
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