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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4576
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores da educação básica no âmbito da cibercultura |
Autor(es): | Corrêa, Janaina Martins |
Primeiro Orientador: | Machado, Juliana Brandão |
1° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
2° Membro da banca: | Bianchi, Paula |
3° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
4° Membro da banca: | Cambraia, Adão |
Resumo: | Este relatório Crítico-Reflexivo apresenta a pesquisa-intervenção realizada em uma escola municipal, no município de Santa Vitória do Palmar, ao longo da formação no Mestrado Profissional em Educação, (RS), através de uma pesquisa aplicada voltada à formação de professores para a cibercultura. O estudo teve como objetivo geral proporcionar oficinas de aplicativos digitais para professores de uma escola pública municipal nos princípios da cibercultura, procurando avaliar se a intervenção corrobora com a prática docente. Na pesquisa-intervenção os conceitos centrais que a fundamentaram foram à formação continuada de professores na cibercultura, a mobilidade e a ubiquidade a qual estamos inseridos, e como ocorreu a utilização dos aplicativos digitais como ferramenta na prática educativa. Dentre o período de março a junho de 2019, foram realizados cinco encontros presenciais com as oficinas digitais. Participaram dezenove professores de diferentes turmas do Ensino Fundamental que atuam na escola. A intervenção estruturou-se, basicamente, através da apresentação do recurso digital aos professores, exploração do seu funcionamento e construção de uma reflexão sobre o seu uso pedagógico. Em cada encontro foi trabalhado um recurso digital com o intuito dos professores organizarem atividades para a turma que lecionavam, de acordo com sua área de atuação. No grupo de whatsapp, trocamos informações sobre vídeos e reportagens, referentes a experiências do uso dos recursos digitais na prática educativa. Esse recurso nos permitiu uma aproximação maior e oportunizou o compartilhamento de novos saberes. Para a realização da avaliação da intervenção, os professores utilizaram algum recurso digital, que conheceram durante a formação, na turma que optaram de acordo com sua área de atuação. A análise dos resultados da pesquisa-intervenção se baseou na construção das categorias de análise: a “utilização dos aplicativos digitais como ferramenta na prática educativa”, a “mobilidade e ubiquidade”, e a “formação continuada de professores na cibercultura”. De acordo com as oficinas realizadas e a participação ativa dos participantes da pesquisa-intervenção, constatou-se que os professores reconheceram que podiam utilizar seus dispositivos móveis e não somente o laboratório de informática da escola na elaboração dos seus planejamentos de aula contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Perceberam que estamos imersos na sociedade digital, onde a cibercultura nos remete a novos tempos, em que os professores possam se apropriar desses meios e utilizá-los nos espaços educativos. A cibercultura tem contribuído para a criação de novas informações, em que todos podem produzir conhecimento e compartilhá-lo de forma colaborativa nos meios digitais. São nos diferentes espaços digitais, que os saberes são produzidos na cibercultura, produzindo redes de aprendizagens num espaço onde há mobilidade e ubiquidade. Desta maneira a pesquisa-intervenção contribuiu para evidenciar a necessidade da mudança na prática educativa, no que se refere a inclusão dos recursos digitais que estamos vinculados diariamente. |
Abstract: | This Critical-Reflective report presents the intervention research carried out at the municipal school, in the municipality of Santa Vitória do Palmar, during the training in the Professional Master in Education, (RS), through an applied research aimed at training of teachers for cyberculture.The aim of the study was to provide digital application workshops for teachers of a municipal public school on the principles of cyberculture, seeking to evaluate if the intervention corroborates the teaching practice. In the intervention research the main concepts that underpinned it were the continuing education of teachers in cyberculture, the mobility and ubiquity to which we are inserted, and how the use of digital applications as a tool in educational practice occurred. From March to June 2019, five face-to-face meetings were held with digital workshops. Nineteen teachers from different classes of elementary school that work in the school participated. The intervention was basically structured by presenting the digital resource to the teachers, exploring its operation and building a reflection on its pedagogical use. In each meeting a digital resource was worked with the intention of the teachers to organize activities for the class they taught, according to their area of activity. In the whatsapp group, we exchanged information about videos and reports about experiences of the use of digital resources in educational practice. This feature allowed us a closer approach and provided the opportunity to share new knowledge. For the evaluation of the intervention, the teachers used some digital resource, which they knew during the training, in the class they chose according to their area of expertise. The analysis of the results of the intervention research was based on the construction of the analysis categories: the “use of digital applications as a tool in educational practice”, the “mobility and ubiquity”, and the “continuous teacher education in cyberculture”. According to the workshops held and the active participation of the intervention research participants, it was found that the teachers recognized that they could use their mobile devices and not only the school computer lab in the elaboration of their lesson plans contributing to the process. teaching and learning. They realized that we are immersed in the digital society, where cyberculture brings us to new times, where teachers can appropriate these means and use them in educational spaces. Cyberculture has contributed to the creation of new information, in which everyone can produce knowledge and share it collaboratively in digital media. It is in the different digital spaces that knowledge is produced in cyberculture, producing learning networks in a space where there is mobility and ubiquity. Thus, the intervention research contributed to highlight the need for change in educational practice, with regard to the inclusion of digital resources that we are linked daily. |
Palavras-chave: | Cibercultura Formação de professores Mobilidade Ubiquidade Interatividade Cyberculture Teacher education Mobility Ubiquity Interactivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | CORRÊA, Janaina Martins. Formação de professores da educação básica no âmbito da cibercultura. 113p. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4576 |
Data do documento: | 4-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
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