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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4504
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os impactos das ações extensionistas do Projeto Leme: oficinas preparatórias para o ENEM aos estudantes do município de São Borja-RS |
Autor(es): | Moura, Thais Costa |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Gerson de Lima |
1° Membro da banca: | Nunes, Lauren de Lacerda |
2° Membro da banca: | Silva, Mérli Leal |
Resumo: | O presente trabalho buscou, por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, analisar os impactos do Projeto de Extensão Universitária LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM para os alunos do município de São Borja-RS. Partindo de uma breve discussão sobre o surgimento de Instituições de Ensino Superior no país e sua federalização, seguida da institucionalização da Extensão como pilar fundamental para a formação de profissionais conscientes de seu papel e das universidades socialmente no país, busca-se refletir sobre como esse processo de construção da Educação Superior no Brasil foi direcionado às grandes elites do país e, por meio de políticas públicas de democratização do acesso à Educação Superior, essa realidade começou a mudar. Com base nisso, a Universidade Federal do Pampa se apresentou como resultado dessas políticas, e o curso de Ciências Humanas - Licenciatura no campus de São Borja-RS foi uma tentativa de superar a deficiência de professores formados na área nas escolas públicas da região. Como iniciativa dos alunos do curso, o surgimento do Projeto LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM se apresenta com o objetivo de promover a preparação, sem custo, de estudantes e trabalhadores do município de São Borja que buscam ingressar no ensino superior. Assim, de acordo com as metodologias adotadas para a presente pesquisa, foi possível traçar o perfil dos alunos que participaram das edições de 2015, 2016, 2017 e 2018, observando que a maioria desses alunos é oriunda da região norte do município, a mesma região onde a Universidade está inserida e são do público feminino. Em relação à renda, observou-se que o público predominante é classificado, pelo Governo Federal, com um perfil socioeconômico "Vulnerável" ou "Baixa Classe Média", fomentando a discussão sobre a distância dos alunos pobres do espaço universitário. Além disso, a pesquisa indica o grau de aprovação de estudantes em Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) e, a partir disso, buscou-se refletir sobre a importância das atividades de extensão, especialmente o projeto LEME, para a comunidade e alunos que participaram. |
Abstract: | The present paper sought, through documental research and semi-structured interviews, to analyze the impacts of the University Extension Project LEME: Preparatory Workshops for the ENEM to the students of the municipality of São Borja-RS. Starting with a brief discussion about the emergence of Higher Education Institutes in the country and its federalization, followed by the institutionalization of the Extension as a fundamental pillar for the formation of professionals aware of theirs and the universities role socialwise in the country, it is sought to reflect on how this process of construction of Higher Education in Brazil was directed at the great elites of the country and, through public policies of access democratization to Higher Education, this reality began to change. Based on that, the Federal University of Pampa presented itself as a result of these policies, and the Licentiate degree course in Human Sciences at the São Borja-RS campus was an attempt to overcome the deficiency of teachers graduated in the area in the public schools of the region. As an initiative of the course students, the emergence of the Project LEME: Preparatory Workshops for the ENEM presents itself with the objective of promoting the preparation, without any cost, of students and workers of the municipality of São Borja who seek to enter higher education. Thus, according to the methodologies adopted for the present research, it was possible to trace the profile of students who attended the editions of 2015, 2016, 2017 and 2018, observing that most of these students come from the northern region of the municipality, the same region where the University is inserted, and are of the female public. Regarding income, it was observed that the predominant public is classified, by the Federal Government, with a "Vulnerable" or "Lower Middle Class" socioeconomic profile, fomenting the discussion about the distance of poor students from the university space. In addition, the research indicates the approval rating of students in Higher Education Institutions (public and private) and from this, it was sought to reflect on the importance of extension activities, especially the LEME project, to the community and students who participated. |
Palavras-chave: | Ensino superior Extensão Universitária Brasil Política pública Higher education University Extension Public policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | MOURA, Thais Costa. Os impactos das ações extensionistas do Projeto Leme: oficinas preparatórias para o ENEM aos estudantes do município de São Borja-RS. 2019. 68 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4504 |
Data do documento: | 5-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Humanas |
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