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dc.contributor.advisor1Ferreira, José Wesley-
dc.creatorSantos, Bruna de Aquino dos-
dc.date.accessioned2019-09-02T12:11:25Z-
dc.date.available2019-09-02T12:11:25Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna de Aquino dos. Os prejuízos do autoritarismo para a criança e o adolescente em uma sociedade da mercadoria. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4486-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo responder a un problema de investigación que cuestiona cuáles son los perjuicios del autoritarismo para el niño y el adolescente en una sociedad de la mercancía. A partir de esta premisa se elabora una hipótesis que aborda el proceso de institución de una doctrina autoritaria y represiva del Estado, caracterizada por el régimen de dictadura militar, que se utilizó de innumerables acciones arbitrarias de represión, para imponer su ideología, mantener su poder, y concomitantemente defender el mantenimiento y desarrollo del sistema económico capitalista, discutiendo sobre los impactos de este escenario en la realidad de niños y adolescentes, esencialmente los pertenecientes a clases subalternas e hijos e hijas de padres resistentes y opositores al régimen, principales blancos de la contención brutal de los militares. A partir del análisis de la hipótesis fue posible responder al problema de investigación, mientras que la misma ofreció subsidios para la realización de nuestro análisis del Código de Menores de 1979, mecanismo legal dirigido al público infanto-juvenil instituido en el período dictatorial, así a través del análisis de los artículos 1 y 14 de dicha ley, fueron posibles cinco descubrimientos que se caracterizan como perjuicios del autoritarismo para la infancia y adolescencia, sosteniendo nuestra hipótesis de la institución de una doctrina autoritaria y represiva del Estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectNiñospt_BR
dc.titleOs prejuízos do autoritarismo para a criança e o adolescente em uma sociedade da mercadoriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2416819110551842pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791374040522410pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jocenir de Oliveira-
dc.contributor.referee2Rocha, Marcelo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839632655955381pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui como objetivo responder a um problema de pesquisa que questiona quais os prejuízos do autoritarismo para a criança e o adolescente em uma sociedade da mercadoria. A partir desta premissa foi elencada uma hipótese que aborda o processo de instituição de uma doutrina autoritária e repressiva do Estado, caracterizada pelo regime de ditadura militar, que utilizou-se de inúmeras ações arbitrárias de repressão, para impor sua ideologia, manter seu poder, e concomitantemente defender a manutenção e desenvolvimento do sistema econômico capitalista, discutindo sobre os impactos deste cenário na realidade de crianças e adolescentes, essencialmente os pertencentes a classes subalternas e filhos e filhas de pais resistentes e opositores ao regime, principais alvos da contenção brutal dos militares. A partir da análise da hipótese foi possível responder ao problema de pesquisa, ao passo que a mesma ofereceu subsídios para a realização de nossa análise do Código de Menores de 1979, mecanismo legal direcionado ao público infantojuvenil instituído no período ditatorial, assim através da análise dos artigos 1° e 14° da referida lei, foram possíveis cinco descobertas que se caracterizam como prejuízos do autoritarismo para a infância e adolescência, sustentando nossa hipótese da instituição de uma doutrina autoritária e repressiva do Estado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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