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dc.contributor.advisor1Pires, Victor Paulo Kloeckner-
dc.creatorFranco, Mirtô Fernandes Morrudo-
dc.date.accessioned2019-09-02T11:42:42Z-
dc.date.available2015-01-23-
dc.date.available2019-09-02T11:42:42Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.citationFRANCO, Mirtô Fernandes Morrudo. Implantação da ISO 9001: um estudo de caso na empresa de tratamento de água e esgoto do Município de São Gabriel-RS. 2015. 54 f. Trabalho de conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4446-
dc.description.abstractThe pursuit of customer satisfaction and the permanence of the company in the market makes more and more companies seek certification to ISO 9001: 2008. This paper presents the implementation process of ISO 9001, in a sanitation company in São Gabriel - RS. For this study sought to conduct a literature review about the Quality Management System; of ISO 9001; the development of forms and internal audit. After the creation of this theoretical basis, we can define that the work would be classified as a case study. The certification of the deployment process is very thorough and requires a large involvement of all employees to become viable. Adherence to a consulting firm allows better management of the 1implementation process, because it guides the Company detected nonconformities and also for alignment with the requirements of the standard. The implementation process has several stages, one of which the internal audit, in which it is possible to identify noncompliance and what actions should be taken to resolve them. Top management must be very committed to the whole process, enabling all necessary resources, and instruct all employees about the importance of certification for the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectISO 9001:2008pt_BR
dc.subjectAuditoria internapt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectInternal auditpt_BR
dc.subjectContinuous improvementpt_BR
dc.titleImplantação da ISO 9001: um estudo de caso na empresa de tratamento de água e esgoto do Município de São Gabriel-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6399818992878421pt_BR
dc.contributor.referee1Benett, Luciana Borba-
dc.contributor.referee2Canes, Suzy Pinheiro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA busca pela satisfação do cliente e pela permanência da empresa no mercado faz com que cada vez mais as empresas busquem a certificação na ISO 9001:2008. O presente trabalho visa apresentar o processo de implantação da norma ISO 9001, em uma empresa de saneamento na cidade de São Gabriel – RS. Para tanto buscou-se realizar um levantamento bibliográfico a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade; da norma ISO 9001; da elaboração de formulários e auditoria interna. Após a criação deste embasamento teórico, pode-se definir que o trabalho seria classificado como estudo de caso. O processo de implantação da certificação é bastante criterioso e requer um grande envolvimento de todos os colaboradores para que se torne viável. A adesão a uma empresa de consultoria permite um melhor gerenciamento do processo de implantação, pois a mesma orienta a empresa sobre as não conformidades detectadas e também quanto ao alinhamento com os requisitos previstos na norma. O processo de implantação possui várias fases, sendo uma delas a auditoria interna, na qual já é possível identificar as não conformidades e quais ações devem ser tomadas para resolvê-las. A alta administração deve estar bastante comprometida com todo o processo, viabilizando todos os recursos necessários, além de instruir todos os colaboradores sobre a importância da certificação para empresapt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Gabrielpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Gestão Ambiental

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