Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4442
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação da preocupação ambiental e do hedonismo a partir da análise do comportamento do consumidor da Feira Livre de Dom Pedrito/RS
Autor(es): Dorneles, Filipe Mello
Primeiro Orientador: Borges, Gustavo da Rosa
1° Membro da banca: Borges, Gustavo da Rosa
2° Membro da banca: Mainardi, Caroline Ferreira
3° Membro da banca: Silva, Marielen Aline Costa da
Resumo: As feiras livres são uma das representações de comercialização de produtos de origem agrícola mais antigas, possuindo até os dias de hoje um importante papel econômico e social. Entretanto, entende-se que diferentes fatores influenciam no comportamento do consumidor, como cultura, grupos de referência e aspectos da personalidade do indivíduo. Seguindo este contexto, este estudo objetiva identificar qual fator o consumidor leva mais em consideração no momento da compra, se suas escolhas são influenciadas por uma preocupação ambiental ou através de uma percepção hedônica. Neste sentido, utilizou-se como metodologia neste estudo a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e com amostragem não probabilística por conveniência. Através dos resultados percebeu-se de fato, que o consumidor da feira livre do município possui uma preocupação ambiental mais intensa que a hedônica, entretanto, observou-se também que há relação entre preocupação ambiental e hedonismo. Portanto, os consumidores da feira livre de Dom Pedrito podem se preocupar com o meio ambiente ao passo que também sentem prazer em realizar as suas compras.
Abstract: Free trade shows are one of the oldest commercial representations of products of agricultural origin possessing until today an important economic and social role. However, it is understood that different factors influence consumer behavior such as culture reference groups and aspects of the individual's personality. Following this context this study aims to identify which factor the consumer takes more into consideration at the time of purchase if his choices are influenced by an environmental concern or through a hedonic perception. In this sense, the descriptive research with quantitative approach and non-probabilistic sampling for convenience was used as methodology in this study. Through the results it was realized that the consumer of the free fair of the municipality has a more intense environmental concern than the hedonic however it was also observed that there is a relation between environmental concern and hedonism. Therefore, the consumers of the free fair of Dom Pedrito can worry about the environment while they also take pleasure in carrying out their purchases
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Feiras livres
Agricultura familiar
Consumer behavior
Free trade fair
Family farming
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: DORNELES, Filipe Mello. Identificação da preocupação ambiental e do hedonismo a partir da análise do comportamento do consumidor da Feira Livre de Dom Pedrito/RS. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4442
Data do documento: 10-Jun-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão e Inovação do Agronegócio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filipe Mello Dorneles.pdfFilipe Mello Dorneles 2017540.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.