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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
Título(s) alternativo(s): Loyalty of the consumer of wines of Guatambu Wine Estate
Autor(es): Guedes, Lívia Castilhos
Primeiro Orientador: Lisboa, Rodrigo da Silva
1° Membro da banca: Lisboa, Rodrigo da Silva
2° Membro da banca: Costa, Vagner Brasil
3° Membro da banca: Beuron, Thiago Antonio
Resumo: A uva e o vinho são produtos que fazem parte da grande cadeia do agronegócio, essa atividade tem alcançado expressividade no quesito qualidade. Mas, não bastam apenas investimentos na qualidade da matéria prima, insumos e nos processos, é necessário investir no desenvolvimento da cultura do consumo de vinhos. Portanto, é cada vez mais eminente à necessidade da utilização das ferramentas de marketing para auxiliar o desenvolvimento de um bom relacionamento entre os clientes e as empresas, por meio de uma comunicação eficiente e profissional, é preciso reconhecer as necessidades e, sobretudo os fatores condicionantes da lealdade. Neste contexto o estudo visa identificar os principais determinantes de lealdade da vinícola Guatambu. O estudo analisou os cadastros dos clientes e por meio de uma pesquisa quantitativa identificou que algumas ações praticadas pela empresa vão ao encontro dos aspectos que os clientes julgam importantes para a lealdade. Como resultado obteve que o perfil do consumidor da vinícola Guatambu é de classe social alta. E em relação aos determinantes de lealdade todos os fatores estudados obtiveram resultados positivos, porém há necessidade de melhorar as estratégias de comercialização da vinícola.
Abstract: Grapes and wine are products that are part of the great chain of agribusiness, this activity has achieved expressiveness in the quality aspect. But it is not enough to invest only in the quality of the raw material, inputs and processes, it is necessary to invest in the development of the culture of the consumption of wines. Therefore, it is increasingly imminent to the need to use the marketing tools to help develop a good relationship between clients and companies, through efficient and professional communication, it is necessary to recognize the needs and, especially, the conditioning factors of loyalty. In this context, the study aims to identify the main determinants of Guatambu winery loyalty. The study analyzed customer records and, through a quantitative survey, identified that some of the company's actions meet the aspects that customers deem important for loyalty. As a result, it was found that the consumer profile of Guatambu winery is of a high social class. And in relation to the determinants of loyalty all the factors studied have obtained positive results, however there is a need to improve the marketing strategies of the winery.
Palavras-chave: Lealdade
Marketing
Vinícola Guatambu
Vinhos finos
Região da Campanha
Loyalty, marketing
Guatambu Winery
Fine wines
Campanha region
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: GUEDES, JLívia Castilhos. Lealdade do consumidor de Vinhos da Guatambu Estância do Vinho . 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4441
Data do documento: 12-Jul-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão e Inovação do Agronegócio

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