Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/436
Tipo: | Relatório Técnico |
Título: | Educação bilíngue para surdos : uma proposta de organização do espaço e formação. |
Autor(es): | Pinheiro, Patrícia Helena Leão |
Primeiro Orientador: | Schwartz, Suzana |
Resumo: | Esse relatório crítico-reflexivo descreve a proposta de intervenção desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA, campus Jaguarão/RS, elaborada a partir das minhas experiências na educação de surdos enquanto gestora da rede municipal de Pelotas/RS e da 5ª Coordenadoria Estadual de Educação (5ª CRE). A proposta desse trabalho constituiu-se em uma intervenção que emergiu da atual política nacional da educação especial na perspectiva inclusiva do MEC/SECADI, a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Política Educacional Bilíngue para Surdos. Esse projeto foi desenvolvido a fim de contribuir para a organização de um ambiente bilíngue para o ensino e a aprendizagem de estudantes surdos junto a estudantes ouvintes em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Jaguarão, com ênfase na formação continuada dos intérpretes e dos professores envolvidos. Tratou-se de um estudo estruturado em uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, no qual pretendi colaborar para a resolução dos problemas práticos observados no diagnóstico realizado. Teve como intuito alcançar avanços qualitativos por meio da organização didática para a construção do conhecimento necessário para promover a reflexão crítica sobre o trabalho atualmente desenvolvido no contexto de inserção dos sujeitos participantes, mobilizando-os a qualificarem as suas práticas. Nesse sentido, as ações planejadas ao longo do projeto de intervenção visaram a contribuir para a formação continuada da língua de sinais, beneficiando também a prática de outros profissionais e, consequentemente, dos alunos surdos. Em face dessa realidade, foi verificada, nos resultados, além da realização dos objetivos traçados, a possibilidade de promover ações semelhantes em outros espaços na educação bilíngue para surdos incluídos, ações que contemplem as necessidades dos demais sujeitos inseridos nesse contexto de ensino, principalmente dos que atuam diretamente na condição de professores, intérpretes, professor do AEE e gestores, considerando a organização do ambiente educacional bilíngue, bem como a qualificação da formação desses profissionais, essencial para a promoção de um ensino significativo e inclusivo. Verificou-se, também, o desafio de realizar o projeto de intervenção mediante as parcerias firmadas e os desejos de continuidade das ações. |
Abstract: | Ese informe crítico-reflexivo describe la propuesta de intervención que fue desarrollada en la Maestría Profesional en Educación de la UNIPAMPA, campus Jaguarão/RS, extraído de mis experiencias en la educación de sordos como gestora de la Red Municipal de Pelotas/RS y de la 5ª Coordinadoría Estadual de Educación (5ª CRE). La propuesta de ese trabajo constituye en una intervención que emergió de la actual política nacional de la educación especial en la perspectiva inclusiva del MEC/SECADI a través del Atendimiento Educacional Especializado (AEE) y de la Política Educacional Bilingüe para Sordos. Ese proyecto fue desarrollado para contribuir para la organización de un ambiente bilingüe para el enseño y aprendizaje de estudiantes sordos junto a estudiantes oyentes en una escuela de la red pública de enseño de la ciudad de Jaguarão, con énfasis en la formación continuada de los intérpretes y profesores participantes. Tratase de un estudio estructurado en un abordaje de orden cualitativa-interventiva, en lo cual pretendí colaborar para la resolución de los problemas prácticos observados en el diagnóstico realizado. Fue pensado para alcanzar avanzos cualitativos a través de la organización didáctica para la construcción del conocimiento necesario para promover la reflexión crítica sobre el trabajo actualmente desarrollado en el contexto de inserción de los sujetos participantes, movilizándolos a cualificaren sus prácticas. En ese sentido, las acciones planeadas al largo del proyecto de intervención visaban contribuir para la formación continuada de la lengua de señales, beneficiando también la práctica de otros profesionales, y consecuentemente de los alumnos sordos. Frente a esta realidad, se encontró, en los resultados, a más de la consecución de los objetivos planteados, la posibilidad de promover acciones similares en otros espacios de la educación bilingüe para sordos incluidos, acciones que aborden las necesidades de otros sujetos insertados en este contexto educativo,especialmente aquellos que trabajan directamente como profesores, intérpretes, profesores del AEE y gerentes, considerando la organización del ambiente educativo bilingüe, así como la calificación de la formación de estos profesionales que es esencial para promover una educación significativa e inclusiva. Se encontró también el desafío de llevar a cabo el proyecto de intervención a través de las alianzas y los deseos de continuidad de las acciones. |
Palavras-chave: | Educação bilíngue Formação continuada Formação docente Ensino Aprendizagem Surdos Surdez |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/436 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia 08.01.15 (1).pdf | Relatório Crítico-Reflexivo Mestrado | 3.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.