Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/432
Tipo: Relatório Técnico
Título: Escolas multisseriadas : (re) construção das práticas pedagógicas dos professores de Caçapava do Sul – RS.
Autor(es): Fighera, Mariângela Lindner
Primeiro Orientador: Gritti, Silvana Maria
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma produção do curso de pós-graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa Campus/Jaguarão – RS. A pesquisa ação discutiu as práticas pedagógicas dos professores que atuam nas escolas multisseriadas de Caçapava do Sul, com o objetivo de contribuir na construção do Projeto Político Pedagógico (P.P.P) destas escolas. Por esta razão foi possível refletir sobre o trabalho pedagógico dos professores nas escolas municipais multisseriadas desta cidade. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa. Os professores das escolas do campo foram os sujeitos da pesquisa, com aplicação de uma entrevista semi- estruturada. Foram sujeitos e protagonistas do/no processo de reconstrução do Projeto Político Pedagógico das suas escolas. Analisamos as práticas pedagógicas dos professores, os aspectos relativos aos saberes experienciais dos professores das escolas do campo. Através do diagnóstico foi possível detectar o problema e elaboramos o projeto de intervenção com cinco ações e os seguintes temas: contexto escolar, educação do/no campo, currículo, gestão democrática, práticas pedagógicas. Estes temas estão interligados no processo de fundamentação teórica reconstruindo do Projeto Político Pedagógico das escolas do campo sob uma perspectiva emancipatória.
Abstract: This work is the result of a production of the postgraduate degree in Education, Professional Masters in Education of the Federal University of Pampa Campus / Jaguarão - RS. The action research discussed the pedagogical practices of teachers who work in multigrade schools in Caçapava do Sul, in order to contribute to the construction of the Pedagogic Political Project (PPP) of these schools. For this reason it was possible to reflect on the pedagogical work of teachers in multigrade public schools of this city. The research was characterized by a qualitative approach. The teachers of the field were the subjects, applying a semi-structured interview. Were subjects and protagonists of / in the reconstruction process of the Pedagogical Political Project of their schools. We analyze the pedagogical practices of teachers,the aspects related to the experiential knowledge of teachers in schools in the field. Through the diagnosis was possible to detect the problem and prepare the intervention project with five actions and the following subjects: school environment, education / field, curriculum, democratic management, pedagogical practices. These themes are intertwined in the theoretical basis rebuilding process of the Pedagogical Political Project of the schools in the field under an emancipatory perspective.
Palavras-chave: Escolas multisseriadas
Projeto político pedagógico
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Jaguarão
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/432
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANGELA LINDNER FIGHERA.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado664.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.