Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4286
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Musica e educação ambiental: análise das mudanças nas representações sociais de alunos do curso técnico em administração da Escola Estadual de Ensino Médio XVde novembro – SG/RS |
Autor(es): | Correa, Cibele Ambrozzi |
Primeiro Orientador: | Cruz, Rafael Cabral |
1° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
2° Membro da banca: | Silva, Janaína Oliveira da |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade verificar se a música pode ser utilizada na educação ambiental, como uma possível ferramenta que vá auxiliar o educando a apreender os problemas socioambientais trabalhados em aula. A educação possui suas raízes fixadas no modelo cartesiano, o que acarreta no rompimento entre as relações de diversas questões, sejam elas referentes ao meio ambiente, ao artístico, ao social, sociocultural, etc. Esta fragmentação das conexões entre as partes, faz com que o ato de se trabalhar a educação ambiental nas escolas, se torne um desafio, visto que se trata de mudanças de paradigmas, de comportamentos e valores. Através do antropocentrismo, herança do modelo cartesiano, que considera o homem como referência principal, se dá a crise de percepção quanto ao discurso do termo “educação ambiental”, pois “educação”, comumente é entendida com o mesmo sentido de “ensino tradicional”, ao mesmo tempo em que a palavra “ambiental” é muitas vezes entendida como sinônima de “ecológico”. Diante disto, deve-se levar em consideração que o que pode estar sendo trabalhado como educação ambiental, pode se tratar meramente de um adestramento ambiental. Devido a isso e ao atual panorama em que se encontra a educação ambiental, é necessária a utilização de novas ferramentas que auxiliem no processo educativo e este trabalho objetivou verificar se a música pode ser uma destas ferramentas, analisando a relação entre as mudanças nas representações sociais de dez voluntários, alunos do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, e a utilização da música, ou seja, se ela os auxiliou na apreensão de informações referentes aos problemas socioambientais apresentados em aula. Para a realização desta pesquisa, foi elaborada uma intervenção baseada na metodologia dialética (mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração da síntese do conhecimento). Após todas as entrevistas transcritas, antes e depois da aula trabalhada com os alunos, deu-se início à análise de conteúdo e análise estatística multivariada (análise de agrupamentos, análise das coordenadas principais, teste de mantel). Verificando os resultados, pode-se perceber que as mudanças ocorridas nas representações sociais dos voluntários tiveram relação com a intervenção trabalhada com eles. |
Resumen : | This study aims to verify if the music could be used in environmental education as a tool that can help the student to grasp the social and environmental problems worked in class. Education has its roots set in the Cartesian model, resulting in the rupture of relations between the various issues, whether relating to the environment, to the artistic, social, sociocultural, etc. This fragmentation of the connections between parts, makes the act of working environmental education in schools, it becomes a challenge, since it comes to paradigm shifts, behaviors and values. Through anthropocentrism heritage of Cartesian model that considers man as a main reference, is given the crisis of perception of the speech of the term "environmental education" because "education" is commonly understood in the same sense of "traditional education", while the word "environment" is often understood as synonymous with "ecologic". Given this, one should take into account what may be being worked as environmental education, can treat merely an environmental training. Because of this and the current scenario in which it is environmental education, the use of new tools to aid in the educational process is necessary, and this study aimed to determine if the music can be one of these tools by analyzing the relationship between changes in social representations of ten volunteers, students of the Technical Course in Administration of State High School XV de Novembro, and the use of music, ie, if it helped in the apprehension of environmental problems presented in class. For this research, we created an intervention based on dialectical methodology (for knowledge mobilization, knowledge building and development of knowledge synthesis). After all transcribed interviews before and after class worked with students, has begun to content analysis and multivariate statistical analysis (cluster analysis, principal coordinates analysis, the Mantel test). Checking the results, one can see that the changes in the social representations of the volunteers were related to the intervention worked with them. |
Palabras clave : | Meio Ambiente Metodologia dialética Modelo cartesiano Antropocentrismo Environment Dialectical Methodology Cartesian model Anthropocentrism |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Gabriel |
Citación : | CORREA, Cibele Ambrozzi. MÚsica e educação ambiental: análise das mudanças nas representações sociais de alunos do curso técnico em administração da Escola Estadual de Ensino Médio XV de novembro – SG/RS. 2014. 74 f. Trabalho e Conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4286 |
Fecha de publicación : | 19-mar-2014 |
Aparece en las colecciones: | Gestão Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Musica e educação ambiental análise das mudanças nas representações sociais de alunos do curso técnico em administração da Escola Estadual de Ensino Médio XVde novembro SG RS.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.