Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4283
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino inclusivo em Ciências da Natureza para estudantes com deficiência visual através do uso de sequência didática |
Autor(es): | Guntzel, Fabiana Gomes |
Primeiro Orientador: | Coelho, Franciele Braz de Oliveira |
Coorientador: | Brizolla, Francéli |
1° Membro da banca: | Coelho, Franciele Braz de Oliveira |
2° Membro da banca: | Brizolla, Francéli |
3° Membro da banca: | Bastos, Amélia Rota Borges de |
4° Membro da banca: | Duso, Leandro |
Resumo: | A inclusão no âmbito escolar descende de muitos estudos e práticas os quais assegurem o direito dos estudantes de construírem seus conhecimentos juntos. Para que esse direito seja assegurado, a escola deve oportunizar meios didático-pedagógicos para que o processo inclusivo aconteça, buscando valorizar a heterogeneidade, tratando a todos com o princípio da equidade. Esta pesquisa desenvolvida no curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Unipampa, Campus Dom Pedrito, objetivou investigar a pertinência da aplicação de uma sequência didática sobre a temática abelha, no componente curricular de Ciências, bem como, os recursos didático-metodológicos para os processos de ensino e aprendizagem de uma estudante com deficiência visual. A metodologia caracteriza-se, quanto à abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e, quanto aos procedimentos, como intervenção pedagógica . Teve como lócus uma escola da rede pública municipal de Dom Pedrito-RS e como sujeito uma estudante com deficiência visual matriculada no 7° ano na escola. Os dados foram analisados segundo a metodologia de Linguagem de Descrição (BERNSTEIN, 2000). O período de desenvolvimento da pesquisa foi de janeiro a julho de 2019. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, para melhor elucidação sobre o contexto pesquisado. Conclui-se que a inclusão de estudantes com deficiência visual no contexto escolar é uma realidade possível e que o uso de materiais e recursos adequados, elaborados a partir dos interesses, necessidades, potencialidades e da realidade dos sujeitos, facilitam a interação em sala de aula, propiciando seu desenvolvimento pessoal através do estímulo na busca pela construção do seu conhecimento. |
Abstract: | Inclusion in the school environment stems from many studies and practices which ensure the right of students to build their knowledge together. In order for this right to be assured, the school must provide pedagogical and didactic means for the inclusive process to take place, seeking to value heterogeneity, treating all with the principle of equity. This research developed in the course of Nature Sciences Degree of Unipampa, Campus Dom Pedrito, aimed to investigate the relevance of the application of a didactic sequence on the bee theme, in the curricular component of Sciences, as well as the didactic-methodological resources for the processes of teaching and learning of a visually impaired student. The methodology is characterized, as regards the approach, as qualitative, regarding the objectives as exploratory and, regarding the procedures, as pedagogical intervention. It had as locus a school of the municipal public network of Dom Pedrito-RS and like subject a visually impaired student enrolled in the 7th year in the school. The data were analyzed according to the methodology of Description Language (BERNSTEIN, 2000). The research development period was from January to July 2019. The research was developed in five stages, to better elucidate the context researched. It is concluded that the inclusion of students with visual impairment in the school context is a possible reality and that the use of adequate materials and resources, based on the interests, needs, potentialities and reality of the subjects, facilitate interaction in the classroom , propitiating their personal development through the stimulus in the search for the construction of their knowledge. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Sequência didática Aprendizagem significativa Inclusão escolar Deficiência visual Science Teaching Following teaching Meaninful learning School inclusion Visual impairment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | GUNTZEL, Fabiana Gomes. O ensino inclusivo em Ciências da Natureza para estudantes com deficiência visual através do uso de sequência didática. 2019. 114 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4283 |
Data do documento: | 5-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA GOMES GUNTZEL.pdf | FABIANA GOMES GUNTZEL 2019 | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.