???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4282
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Ensino de ciências na agricultura: uma proposta de jogo didático |
Autor(es): | Hollweg, Daniele Miranda |
Primeiro Orientador: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
1° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
2° Membro da banca: | Deble, Leonardo Paz |
3° Membro da banca: | Coutinho, Cadidja |
Resumo: | A utilização de jogos didáticos favorece a aprendizagem, além de ser um recurso lúdico que promove a curiosidade e motiva os alunos. Na presente pesquisa propôs-se e avaliou-se um jogo didático sobre a agricultura com ênfase em agrotóxicos, fertilizantes e o solo. O jogo didático foi aplicado com alunos (n=41) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas séries finais do Ensino Fundamental – Totalidades Finais (T5, T6) e EJA Ensino Médio na totalidade - T7 de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A temática da agricultura está bastante presente no contexto destes estudantes, pois a economia da referida região é baseada na produção primária. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário adaptado ao descrito na literatura em Petri, Von Wangenheim e Borgatto (2016) conhecido como MEEGA+. A estatística multivariada (Hierarchical Cluster Analysis – HCA) foi utilizada para a identificação de padrões naturais nas respostas dos alunos através do software Pirouette para os dados de natureza quantitativa. Já os dados qualitativos foram analisados utilizando nuvem de palavras através da ferramenta Tagul. Os resultados obtidos permitem inferir que mais de 70% dos alunos (Grupos III – V) tiveram uma experiência positiva com o jogo e consideram o mesmo positivo em relação à aprendizagem. Neste sentido, esta perspectiva de pesquisa contribui com o desenvolvimento de recursos didáticos que possibilitam aos estudantes compreender os processos e fenômenos químicos, físicos e/ou biológicos presentes no cotidiano deles. Para assim, poderem atuar como cidadãos críticos e ativos com conhecimento para modificar o contexto em que estão inseridos a partir da promoção da alfabetização científica. |
Abstract: | The use of educational games promotes learning, as well as being a playful resource that promotes curiosity and motivates students. In the present research was proposed and evaluated a didactic game about agriculture with emphasis on agrochemicals, fertilizers and soil. The didactic game was applied with students (n=41) of Education of Young and Adults (EYA) in the final series of Elementary School - Final Totals (T5, T6) and EYA High School in totality - T7 of a state school of Rio Grande do Sul. The subject of agriculture is very present in the context of these students, since the economy of this region is based on the primary production. As a data collection instrument, a questionnaire was used adapted to the one described in Petri, Von Wangenheim and Borgatto (2016), known as MEEGA+. Hierarchical Cluster Analysis (HCA) was used to identify natural patterns in student responses through Pirouette software for quantitative data. The qualitative data were analyzed using a word cloud using the Tagul tool. The results obtained allow inferring that more than 70% of the students (Groups III - V) had a positive experience with the game and considered the same positive in relation to learning. In this sense, this research perspective contributes to the development of didactic resources that enable students to understand the chemical, physical and / or biological processes and phenomena present in their daily lives. In order to do so, they can act as critical and active citizens with knowledge to modify the context in which they are inserted from the promotion of scientific literacy. |
metadata.dc.subject: | Agrotóxicos Fertilizantes Solo Alfabetização científica Agrochemicals Fertilizers Soil Scientific literacy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
metadata.dc.identifier.citation: | HOLLWEG, Daniele Miranda. Ensino de Ciências na agricultura: uma proposta de jogo didático. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4282 |
metadata.dc.date.issued: | 9-Jul-2019 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
DANIELE MIRANDA HOLLWEG.pdf | DANIELE MIRANDA HOLLWEG 2019 | 810.87 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???