Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4280
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a utilização das plantas medicinais na rede de ensino de Dom Pedrito-RS e suas perspectivas pedagógicas
Autor(es): Ferreira, Viviani Epifanio Machado
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Coorientador: Luz, Fernando Albuquerque
1° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
2° Membro da banca: Luz, Fernando Albuquerque
3° Membro da banca: Coutinho, Cadidja
4° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
Resumo: O conhecimento acerca do uso das plantas medicinais e a História da humanidade estão imbricados, pois em muitos momentos o homem precisou utilizá-las para garantir tanto a sua sobrevivência como de seus descendentes. A partir desta perspectiva, este trabalho buscou investigar o uso das plantas medicinais no município de Dom Pedrito-RS. Tendo como participantes da pesquisa, 98 alunos e 15 professores de cinco escolas da rede de ensino do referido município. Através de uma abordagem qualitativa e com caráter Survey aplicou-se questionários e entre os resultados ressalta-se que os professores, alunos e familiares utilizam plantas medicinais no seu cotidiano. Evidenciou-se a incidência da utilização da Macela entre os alunos (51) e entre os professores (10). São utilizadas pelos dois grupos pesquisados a carqueja, a camomila e o boldo. Percebeu-se que apesar da cultura do uso das plantas medicinais estar amplamente arraigado a cultura popular, bem como esta temática estar inserida na escola, pois das cinco escolas, 4 trabalham a temática e dos quinze professores 7 a exploram em sala de aula, ainda existe espaço para explorála, e por isso apresenta-se uma proposta pedagógica que alia a temática plantas medicinais a cultura popular a tecnologia através do QR Code.
Abstract: Knowledge about the use of medicinal plants and the history of mankind are intertwined, for in many instances man had to use them to ensure both his survival and his descendants. From this perspective, this work sought to investigate the use of medicinal plants in the municipality of Dom Pedrito-RS. Having as subjects 98 students and 15 teachers from five schools of the education network of said municipality. Through a qualitative approach and with character Survey was applied questionnaires and among the results it is emphasized that teachers, students and families use medicinal plants in their daily life. The incidence of Macela use among students (51) and among teachers (10) was evidenced. Carqueja, chamomile and boldo are used by the two groups. It was noticed that in spite of the culture of the use of the medicinal plants, the popular culture is widely rooted, as well as this theme is inserted in the school, since of the five schools, 4 work the theme and of the fifteen teachers 7 to explore in the classroom, still there is space to explore it, and for this reason a pedagogical proposal is presented, which combines the theme of medicinal plants with popular culture and technology through QR Code.
Palavras-chave: Cultura popular
Educação básica
Plantas medicinais
Tecnologia
Popular culture
Basic education
Medicinal plants
Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: FERREIRA, Viviani Epifanio Machado. Um estudo sobre a utilização das plantas medicinais na rede de ensino de Dom Pedrito-RS e suas perspectivas pedagógicas. 2018. 103 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4280
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviani Epifanio Machado Ferreira.pdfViviani Epifanio Machado Ferreira 20181.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.