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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4279
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem dos conceitos ácido-base em livros didáticos de Química do Ensino Superior |
Autor(es): | Freitas, Renata Teixeira Gomes de |
Primeiro Orientador: | Sudati, Jéssie Haigert |
Coorientador: | Pazinato, Maurícius Selvero Pazinato |
1° Membro da banca: | Sudati, Jéssie Haigert |
2° Membro da banca: | Pazinato, Maurícius Selvero |
3° Membro da banca: | Braibante, Mara Elisa Fortes |
4° Membro da banca: | Miranda, Ana Carolina Gomes |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise das definições de Ácido e Base em Livros Didáticos mais utilizados no ensino superior nas áreas da Química (Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioquímica e Físico-Química) em cursos de Química Licenciatura de universidades federais do RS. O estudo objetivou avaliar os Livros Didáticos mais utilizados em cada área, a partir de cinco critérios: Perspectiva da Abordagem, Sequência de assuntos, Número de Páginas, Uso da História da Ciência, Funcionalidade dos recursos Visuais e Níveis de representação envolvidos nos recursos visuais. Analisaram-se aproximadamente 400 representações visuais relacionadas ao assunto. Os critérios apontam que, a maioria das teorias encontradas nos livros é de Bronsted-Lowry e Lewis, quanto ao critério funcionalidade dos recursos visuais, as mais utilizadas são: Macroscópica (Mac), Submicroscópica (Smic) e Simbólica (Simb), sendo que o livro B é o que contempla maior número de níveis de representação envolvidos nos recursos visuais, porém, nenhum exibe a História da Ciência. Espera-se que o desenvolvimento deste trabalho contribua para discussões sobre o tema e a qualidade dos Livros Didáticos da área. |
Abstract: | This work presents an analysis of the definitions of Acid and Base in most used Textbooks in the areas of Chemistry (Analytical Chemistry, Inorganic Chemistry, Organic Chemistry, Biochemistry and Physical Chemistry) at the higher level in Licentiate Chemistry courses from federal universities of RS. The study aimed to evaluate the most used Textbooks in each area, based on five criteria: Approach Perspective, Sequence of Subjects, Number of Pages, Use of History of Science, Functionality of Visual Resources and Levels of representation involved in visual resources. Approximately 400 visual representations related to the subject were analyzed. The criteria are that most of the theories found in the books are by Bronsted-Lowry and Lewis, regarding the criterion functionality of the visual resources, the most used are: Macroscopic (Mac), Submicroscopic (Smic) and Symbolic (Simb), being that Book B is the one that contemplates the greater number of levels of representation involved in the visual resources, however, none exhibits the History of Science. It is hoped that the development of this work will contribute to discussions about the theme and quality of the textbooks of the area. |
Palavras-chave: | Ácido-base Ensino de Química Livro didático Acid and base Chemestry teaching Textbook |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | FREITAS, Renata Teixeira Gomes de. Abordagem dos conceitos ácido-base em livros didáticos de Química do Ensino Superior. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4279 |
Data do documento: | 20-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
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Renata Teixeira Gomes de Freitas.pdf | Renata Teixeira Gomes de Freitas 2018 | 784.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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