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dc.contributor.advisor1Lisboa, Rodrigo da Silva-
dc.creatorVieira, Laura D'Avila Nogueira-
dc.date.accessioned2019-08-15T13:02:46Z-
dc.date.available2018-12-17-
dc.date.available2019-08-15T13:02:46Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationVIEIRA, Laura D'Avila Nogueira. Teste de preferência as cegas entre vinhos tintos finos nacionais e importados da variedade Cabernet Sauvignon. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em Enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4264-
dc.description.abstractThe objective of this work is to discover the preference of the consumer, between imported and national fine red wines from the Campanha Gaúcha region revealed by blind tasting tests. The variety chosen was Cabernet Sauvignon, which was selected for convenience, since it is the most consumed varietal red wine in Brazil, considering the characteristics of the consumer profile of fine wines. The results revealed the preference of the tasters, through the hedonic scale of five points, among the four fine red wines, of which two originate from the region of the Campanha Gaúcha, one from the city of Santana do Livramento - RS and another from Bagé - RS , the other two wines were of Chilean origin and another of Argentina, all of the same harvest. The results were submitted to an analysis of variance. From the choice of the participants of the analysis, we could observe that the Brazilian wine was the one that stood out among the samples, it is thought, then, that the preference of the choice was only influenced by the organoleptic quality of the wines of each region. With this, the market perspective of national wines analyzed is good, just the marketing and dissemination of the products be more exploited.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscala hedônicapt_BR
dc.subjectAnálise de variânciapt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectCampanha Gaúchapt_BR
dc.subjectHedonic scalept_BR
dc.subjectAnaliysis of variancept_BR
dc.subjectSensory analysispt_BR
dc.subjectCampanha Gaúchapt_BR
dc.titleTeste de preferência as cegas entre vinhos tintos finos nacionais e importados da variedade Cabernet Sauvignonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lisboa, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Gabbardo, Marcos-
dc.contributor.referee3Costa, Vagner Brasil-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo, descobrir a preferência do consumidor, entre vinhos tintos finos importados e nacionais da região da Campanha Gaúcha, revelada por meio de testes cegos de degustação. A variedade escolhida foi a Cabernet Sauvignon, que foi selecionada por conveniência, já que é o vinho tinto varietal mais consumido no Brasil, considerando as características do perfil do consumidor de vinhos finos. Os resultados revelaram a preferência dos degustadores, através da escala hedônica de cinco pontos, dentre os quatro vinhos tintos finos, do qual, dois são originados da região da Campanha Gaúcha, um da cidade de Santana do Livramento - RS e outro de Bagé- RS, os outros dois vinhos foram de origem Chilena e outro da Argentina, todos da mesma safra. Os resultados foram submetidos a uma análise de variância. A partir da escolha dos participantes da análise, conseguimos observar que o vinho brasileiro foi o que mais se destacou entre as amostras, pensa-se então, que a preferência da escolha foi apenas influenciada através da qualidade organoléptica dos vinhos de cada região. Com isso, a perspectiva de mercado de vinhos nacionais analisados é boa, basta o marketing e divulgação dos produtos ser mais explorado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
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