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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Comportamento do consumidor de carne ovina: um estudo amostral no Município de Dom Pedrito, RS
Autor(es): Santos, Luthieli Lopes dos
Primeiro Orientador: Borges, Gustavo da Rosa
1° Membro da banca: Borges, Gustavo da Rosa
2° Membro da banca: Ribeiro, Claudio Marques
3° Membro da banca: Nunes, Osmar Manoel
Resumo: A ovinocultura sempre esteve presente na humanidade desde os primórdios da história, e hoje encontra-se espalhada por todos continentes do mundo. A cadeia produtiva da ovinocultura é complexa e passou por diversas mudanças ao longo do tempo, principalmente após uma crise mundial em meados dos anos 80 e 90, o que levou a reestruturação da cadeia, e assim aconteceu no Rio Grande Do Sul, onde a produção era de lã e acabou por se tornar uma atividade de dupla aptidão, produzindo além da lã, carne. O comportamento do consumidor é o estudo de como os indivíduos compram e usam bens, e no que diz respeito ao consumo de alimentos, principalmente de carnes, os consumidores possuem comportamentos peculiares, cada um com suas exigências e percepções, com isso, este trabalho se propõe a analisar quais as variáveis são mais relevantes para os consumidores de carne ovina no município de Dom Pedrito RS, tendo como objetivo, analisar suas percepções, verificar quais os fatores possuem maior significância no consumo e no não consumo de carne ovina. O método utilizado para cumprir os objetivos propostos neste trabalho, se deu através da aplicação de um questionário do tipo Survey para a coleta de dados primários em pontos estratégicos, locais de comércio da carne ovina, bem como a utilização de formulário eletrônico, e através da análise dos dados obtidos na pesquisa de campo.Obteve-se como resultado as seguintes variáveis que, para os consumidores, são mais relevantes, o “Sabor”, “Qualidade da Carne”, “Textura e Maciez”, seguidas pelas variáveis com medias inferiores porém não menos importantes, “Preocupações com Saúde”, “Tradição no Consumo” e “Preço”, sendo que a variável “Preço”, obteve maior impacto nos consumidores na hora da escolha de local de compra, pois 31% da amostra que compra a carne diretamente com produtores, avaliou a variável como a que tem maior relevância. Já para o público que não consome carne ovina, as variáveis mais relevantes foram “Gordura na Carne” e “Sabor”, características que através do manejo na produção pode ser amenizado para suprir as demandas deste público, para que por ventura, venham a ser consumidores de carne ovina. Por fim, estudos com este, que visem o mercado consumidor são de fundamental importância para a cadeia produtiva, pois através das percepções dos consumidores, pode-se alcançar produtos de qualidade, e que atendam e suprem as necessidades e demanda dos consumidores.
Resumen : The sheep farming has Always been present in the humanity, since the beginnigns of the history, and now a days, is in all over the continents. The sheep farming chain is complex and has passed by several changes over time, principally after the world crisis in the mid of 80’s and 90’s, wichled the restructuring of the chain, Just like happend in Rio Grande do Sul, where wool used to be the main production of sheep farming, that became to be na activity of dual ability, producing be sides of wool, meat also. The consumers behavior is a study about how individuals buy and use the assets, and about the food consumption, mainly the meat ones, that consumers have peculiar behavior, wich one have the irown requirement and perceptions. So, this work propose to análise wich variables are more relevant for the sheep meat consumers in the county of Dom Pedrito/RS, The objetictive was to análise the irperceptions, verify wich factors have more significance in the consumption, and in the sheep meat non consumption. The method used to accomplish the proposed objectives in this work, occurred through an application of a Surveyquestionary, used to colect primary datas, applied in strategic points, places that commerce sheep meat, as well, was used eletronic forms, and trough the datas analizes that were obtained in the fieldresearch, it was found as results, the follow variaty: for the consumers, are more relevant the “Flavor”, “MeatQuality”, “TextureandSoftness”, followedby, inferior butnotless importante variaty, “Health Concerns”, “Tradition in Consumption” and “Price”, considering that “Price” variaty had more impact to the consumers to choose the place of purchase, because 31% of the sample, buy the meat direct lywith the producers, it was evaluated that this variableis the one that have more relevance. Instead, to the public that don’t consumption the sheep meat, the variables more relevantes were, “Fat in Meat” and “Flavor”, with the great manegement at the prodution, those caracteristics can be use to suply the demands of these public, so that, they can be come loyal consumers of sheep meat. Lastly, with studies like these, that focus on consumer market are fundamentally important for productive chain, because with the consumers perceptions, the quality of the products can be achieve, attending and suplling the necessities and demand of the consumers.
Palabras clave : Comportamento do consumidor
Mercado
Carne ovina
Consumo
Ovinocultura
Consumer Behavior
Market
Sheep Meat
Consumption
Sheep farming
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : SANTOS, Luthieli Lopes dos. Comportamento do consumidor de carne ovina: um estudo amostral no Município de Dom Pedrito, RS. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4248
Fecha de publicación : 27-jun-2017
Aparece en las colecciones: Tecnologia em Agronegócio

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