Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A inserção da música na educação de jovens e adultos em uma turma de ensino médio em BAGÉ/RS
Autor(es): Carvalho, Karen Cristina de
Primeiro Orientador: Daenecke, Elaine Martha
1° Membro da banca: Daenecke, Elaine Martha
2° Membro da banca: Freitas , Diana Paula Salomão de
3° Membro da banca: Reck, André Müller
Resumo: Este trabalho teve como tema a inserção da música na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seu objetivo geral foi compreender a inserção da música na EJA de uma turma do Ensino Médio de uma escola pública. Como objetivos específicos: refletir sobre a articulação entre o ensino e a pesquisa nas relações entre o Estágio Supervisionado IV e o TCC; conhecer o ensino de música no contexto da EJA em Bagé; conhecer o perfil dos/as alunos/as da turma e suas vivências sociais e musicais; compreender o currículo de Artes, especificamente de Música, na EJA. A abordagem deste trabalho foi de caráter qualitativo, tendo como metodologia o grupo focal com os/as alunos/as de uma turma da EJA; e uma entrevista semiestruturada com a diretora da instituição e a professora da turma. Acredita-se que este trabalho tenha ajudado na compreensão do público da EJA, suas motivações e trajetórias de vida, bem como colaborou significativamente para o campo da educação musical, e a compreensão do currículo e da inclusão da música. Espera-se que este trabalho incentive outros pesquisadores a escolherem a EJA como campo de pesquisa, emergindo novas intervenções para tornar cada dia mais palpável o ensino de música para jovens e adultos.
Resumen : This work had as its theme the insertion of music on Youth and Adult Education (EJA) and your general objective was understanding the music insertion in EJA in a class of high school of a public school. As specific objectives: reflect on the articulation between teaching and research in the relationships between the Supervised Internship IV and TCC; meeting the music teaching in the context of the EJA in Bagé; meeting the profile of the students in the class and its social and musical experiences; understanding the Arts curriculum, specifically Music, in EJA. The approach of this work was qualitative character, having as a focal group methodology with students of a class of the EJA; and a semi-structured interview with the director of the institution and the teacher of the class. This work is believed to have assisted in the public understanding of the EJA, their motivations and life trajectories, as well as collaborated significantly to the field of the Music Education, and the understanding of curriculum and the inclusion of the music. It is hoped that this work will encourage other researchers to choose the EJA as lookup field, emerging new interventions to make each day more palpable music teaching for Youth and Adults.
Palabras clave : Inserção da música
EJA
Currículo
Ensino médio
Music insertion
Curriculum
High school
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : CARVALHO, Karen Cristina de. UA inserção da música na educação de jovens e adultos em uma turma de ensino médio em BAGÉ/RS. 92 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4242
Fecha de publicación : 5-dic-2018
Aparece en las colecciones: Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Karen Carvalho 2018.pdf748.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.