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Tipo: Dissertação
Título : Literatura negro-brasileira e a formação do leitor literário no ensino médio
Autor(es): Rosa, Tiago Santos da
Primeiro Orientador: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
1° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
2° Membro da banca: Kelm, Miriam Denise
3° Membro da banca: Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Resumo: O presente trabalho é fruto da pesquisa sobre uma contribuição de pessoas negras ou mulatas para a cultura brasileira, é a comprovação da ascensão intelectual literária do negro enquanto autor e protagonista da sua história e da escrita negra, a literatura negro-brasileira. Através desta pesquisa encontramos na legislação, a lei número 10.639/03, suporte para o reconhecimento dessa contribuição para a literatura brasileira; encontramos através de práticas da leitura, executadas em sala de aula para turmas de nível médio, uma forma de discutir a sociedade e seus problemas, ou seja, a discussão sobre problemas étnico-raciais, que na literatura negro-brasileira é imensamente tematizado em várias produções de qualidade. Encontramos autores e estudiosos que defendem a ideia de uma literatura de protesto, caracterizada pela produção autoral, essencialmente, de homens e mulheres negras do Brasil, uma literatura que traz uma inversão de valores constituídos, o negro na condição de protagonista e, que discutem sobre a importância dessa característica para o conceito de literatura negro-brasileira. Por fim, a partir das referências literárias e das referências que subsidiam as práticas de leitura, as quais foram executadas em um projeto de formação do leitor literário no ensino médio, indicamos algumas possibilidades da repercussão dessa pesquisa em forma de produto pedagógico desenvolvido para auxílio de professores que desejam abordar as questões sociais na perspectiva da cultura literária negra, assim ampliando a literatura brasileira e reconhecendo a literatura negro-brasileira, também consolidando através dessas práticas a formação leitora.
Resumen : The present work is the result of the research on a contribution of black people or mulatos to the brazilian culture, is the proof of the literary intellectual rise of the negro as author and protagonist of its history and black writing, the negro-brazilian literature. Through this research we find in the legislation, law number 10.639/03, support for the recognition of this contribution to the brazilian literature; we find through reading practices, performed in the classroom for middle class classes, a way of discussing society and its problems, that is, the discussion of ethnic-racial problems, which in the negro-brazilian literature is immensely tematized in various quality productions. We find authors and scholars who advocate the idea of a literature of protest, characterized by the authoral production, essentially, of black men and black women of Brazil, a literature that brings an inversion of values constituted, the negro in the condition of protagonist and discussing the importance of this characteristic for the concept of negro-brazilian literature. Finally, from the literary references and references that subside reading practices, which were performed in a project of formation of the literary reader in high school, we indicate some possibilities of the repercussion of this research in the form of pedagogical product developed for the help of teachers wishing to address social issues from the perspective of black literary culture, thus expanding the brazilian literature and recognizing the negro-brazilian literature, also consolidating through of these practices the reading formation.
Palabras clave : Literatura negro-brasileira
Prática da leitura
Formação leitora
Negro-brazilian literature
Reading practice
Reading formation
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citación : ROSA, Tiago Santos da. Literatura negro-brasileira e a formação do leitor literário no ensino médio. 136 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4240
Fecha de publicación : 15-dic-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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