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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Desenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programação
Autor(es): Silva, Pedro Henrique França
Primeiro Orientador: Cheiran, Jean Felipe Patikowski
Resumo: Padrões de interface são vastamente utilizados no desenvolvimento de software atualmente. No entanto, não existem muitos padrões de interface, destinados a jogos, documentados. Os que existem não estão estruturados de uma forma clara para o desenvolvedor que quer utilizá-los. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é coletar padrões de interface existentes, que podem ser aplicados em jogos, e estruturá-los em um template que possa ser compreendido e utilizado por desenvolvedores. Para isso, será criado uma prova de conceito em que um jogo será criado para que esses padrões possam ser investigados e aplicados. O tema escolhido para o jogo é o ensino de programação. Com isso, foram realizados estudos sobre como os jogos são usados na educação e quais foram as tentativas de ensinar programação com eles. Outro ponto estudado foram os padrões, sobre o qual foram verificadas as formas com que os padrões de interface são estruturados e outras tentativas parecidas de criar padrões de interface para jogos. A metodologia escolhida para se gerenciar o desenvolvimento do jogo e a estruturação dos padrões foi uma variação da metodologia ágil Scrum. Mudanças em algumas práticas do Scrum foram necessárias pela existência de apenas um membro no time Scrum. Nos resultados, um catálogo de padrões foi gerado. Além disso, uma avaliação do jogo foi feita com alunos e professores, em que foi verificada a efetividade do jogo no ensino de Programação e como os padrões afetaram a percepção dos envolvidos.
Resumen : Interface patterns are widely used in current software development. However, there are not many interface patterns for Games. Those that exist are not structured in a clear way for the developer who wants to use them. In this sense, the objective of this work is to collect interface patterns that can be applied in games, and structure them into a template that can be understood and used by developers. For this, a game will be created so that these patterns can be investigated and applied. The theme chosen for the game is programming teaching. With this, studies where analyzed on how games are used in education and what the attempts were to teach programming with them. The way the interface patterns were structured and how they were applied were also studied. The methodology chosen for managing the development of the game and structuring the patterns was a variation of the agile methodology Scrum. Changes in some Scrum were required by existence of only one member in the team. In the results, a catalog of Interface patterns was generated. In addition, an evaluation of the game was made with students and teachers, in which was measure the effectiveness of the game in the teaching of Programming and how patterns affected the perception of those involved.
Palabras clave : Engenharia de software
Desenvolvimento de software
Jogos educativos
Software engineering
Software development
Educational games
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : SILVA, Pedro Henrique França. Desenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programação. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4228
Fecha de publicación : 27-jun-2019
Aparece en las colecciones: Engenharia de Software

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