Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4145
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso na escola estadual Leonardo Kurtz no município de São Sepé - RS |
Autor(es): | Silva, Paula Londero da |
Primeiro Orientador: | Zazycki, Maria Amélia |
Resumo: | As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na atualidade, pois dia após dia somos bombardeados com notícias de catástrofes ambientais ocorridas no mundo, como aquecimento global, poluição e contaminação do solo, água e do ar, da problemática do lixo, entre outros. No entanto, mesmo com esta constatação, as embalagens estão cada vez mais sofisticadas e bonitas, mas que não biodegradáveis em sua maioria não são recicláveis, contribuindo sobremaneira para o desequilíbrio ambiental do planeta. Tendo em vista a crescente ocorrência de problemas ambientais vê-se a necessidade de uma nova consciência, comportamento e comprometimento frente a esta situação a fim de minimizar as consequências destas atitudes anti-ambientais para o futuro. Com ênfase nestas questões e neste contexto surge a necessidade de tratar as questões ambientais num enfoque popular e ao mesmo tempo planetário. As alternativas para estas questões sócio ambientais definiram a necessidade do presente estudo, cuja temática central é sugerir a escola práticas de educação ambiental rotineiras, pressupõe assim, temas de relevância que serão considerados e abordados neste trabalho. Nesta perspectiva foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz um projeto de educação ambiental, onde foram realizadas ações práticas de educação ambiental. Essas ações de EAs foram desenvolvidas para alunos de segundo, quinto e sexto ano nesta escola, envolvendo professores, funcionários e direção. Verificou-se com esta iniciativa resultados otimizados e viáveis para a melhoria do ambiente, porém significativo. Percebem-se também mudanças de comportamentos e atitudes de todos os atores sociais envolvidos neste projeto, viabilizando com isso, um ambiente adequado e melhor para viver, visando a consciência crítica e a obtenção de valores e ações ambientais corretas e a formação da cidadania. O desenvolvimento deste trabalho mostrou a todos os envolvidos que é possível construir uma nova realidade, levando em consideração o cuidado e responsabilidade com o planeta em que vivemos. |
Abstract: | Environmental issues are a matter of social relevance today, because day after day we are bombarded with news of environmental disasters in the world, such as global warming, pollution and contamination of soil, water and air, the problem of garbage, among others. However, even with this finding, packaging is increasingly sophisticated and beautiful, but non-biodegradable mostly are not recyclable, contributing greatly to the planet's environmental imbalance. In view of the increasing occurrence of environmental problems, there is a need for a new awareness, behavior and commitment to this situation in order to minimize the consequences of these anti-environmental attitudes towards the future. With emphasis on these issues and in this context the need to address environmental issues in a popular and at the same time planetary approach. The alternatives for these socio-environmental issues defined the need of the present study, whose central theme is to suggest the school practices of environmental education routinely, presupposes, therefore, topics of relevance that will be considered and approached in this work. In this perspective, an environmental education project was carried out at the State School of Elementary Education Leonardo Kurtz, where practical environmental education actions were carried out. These AE actions were developed for second, fifth, and sixth grade students at this school, involving teachers, staff and management. This initiative has shown optimized and viable results for the improvement of the environment, however significant. Changes in behavior and attitudes of all social actors involved in this project are also perceived, thus enabling an adequate and better environment for living, aiming at critical awareness and attaining correct environmental values and actions and the formation of citizenship. The development of this work showed to all those involved that it is possible to build a new reality, taking into consideration the care and responsibility with the planet in which we live. |
Palavras-chave: | Degradação Conscientização ambiental Natureza Degradation Environmental awareness Nature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citação: | SILVA, Paula Londero da. Educação ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso na escola estadual Leonardo Kurtz no município de São Sepé - RS. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4145 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Ambiental e Sanitária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Londero da Silva 2018.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.