Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4075
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O bullying na perspectiva do professor: um estudo de caso em São Borja (RS)
Autor(es): Amaral, Nubia Velasque
Primeiro Orientador: Narvaes, Andréa Becker
Coorientador: Vidal, Viviane Margareth Pouey
1° Membro da banca: Gamalho, Nola Patrícia
Resumo: No presente trabalho, estudou-se o fenômeno bullying sob a perspectiva do professor, sendo este um agente ativo de transformação social. A pesquisa desenvolveu-se no município de São Borja, Rio Grande do Sul, possuindo como foco de análise o terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário. O fenômeno bullying, enquanto uma forma de violência deixa consequências profundas nos envolvidos e em algumas ocasiões não recebe a devida atenção, considerando a gravidade que representa. Analisamos, assim, com base na literatura da área e com os mecanismos por esta sugerida, como se manifesta tal fenômeno de violência contínua e os atores nela envolvidos. Como resultados principais, considerando uma resistência dos professores no que se refere à coleta de dados, temos que a prática de bullying não apenas existe em São Borja, mas também se manifesta de forma semelhante com o restante dos casos analisados pela literatura. Também, constatou-se que tal prática tende a diminuir sua incidência conforme o avanço do nível de escolaridade e a faixa etária dos alunos.
Resumen : En este estudio, hemos estudiado el fenómeno de bullying dentro de la perspectiva del maestro, que es un agente activo de la transformación social. La investigación se desarrolló en São Borja, Rio Grande do Sul, teniendo como foco de análisis el tercer año de la Escuela secundaria Tricentenário. El fenómeno de bullying es una forma de violencia y deja profundas consecuencias implicadas y a veces no recibe la debida atención, teniendo en cuenta la gravedad que es. Fue analizada, por lo tanto, con base en la literatura del campo y de los mecanismos sugeridos por esto, como se manifiesta el fenómeno de la continuación de la violencia y los actores que participan en ella. Los principales resultados, teniendo en cuenta la resistencia del maestros con respecto a la recopilación de datos, que tienen la práctica de la intimidación no sólo existe en São Borja, sino que también se manifiesta de una manera similar con el resto de los casos examinados en la literatura. Además, se ha descubierto que esta práctica tiende a disminuir su incidencia como el nivel de progreso de la educación y la edad de los estudiantes.
Palabras clave : Assédio nas escolas
Escolas
Violência na escola
El acoso escolar
Escuelas
La violencia en la escuela
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : AMARAL, Nubia Velasque. O bullying na perspectiva do professor: um estudo de caso em São Borja (RS). 2016. 66 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4075
Fecha de publicación : 4-jul-2016
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nubia Velasque Amaral 2016.pdf500.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.