Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4067
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Comunicação e educação: o laboratório de informática como ferramenta educativa
Autor(es): Mendonça, Vinicius Vargas
Primeiro Orientador: Guindani, Joel Felipe
1° Membro da banca: Narvaes, Andréa Becker
2° Membro da banca: Nunes, Janilton Fernandes
Resumo: A presente pesquisa tem como tematica a relacao entre comunicacao e educacao, a partir de uma investigacao empirica no ambiente escolar. Para isso, escolheu-se como objeto de pesquisa o laboratorio de informatica do Instituto Federal Farroupilha – IFF, localizado no município de Sao Borja no Rio Grande do Sul. Portanto, a pesquisa teve como proposito conhecer e compreender o uso do laboratorio de informatica na instituicao a partir de uma analise empirica no IFF Sao Borja para que fosse possivel conhecer a opiniao dos docentes e discentes em relacao ao uso do laboratorio de informatica como ferramenta de aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi o metodo utilizado para o desenvolvimento deste trabalho, pois teve a funcao de aproximacao para o objeto de pesquisa. Para isso a metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e alunos do IFF bem como aplicacao de questionarios abertos, bem como a observacao participante com a finalidade de analisar o objeto de pesquisa. Como resultado, foi possivel identificar o real uso do laboratorio de informatica para o aprendizado dos alunos do IFF Sao Borja, principalmente quanto ao metodo utilizado pelos professores em relacao ao uso do laboratorio de informatica e a forma com eles utilizam este ambiente.
Resumen : A present research is the theme Relationship between Communication and Education, from the empirical research any school environment. He chose to as Object Search the Computer Laboratory of the Federal Institute Farroupilha - IFF, LOCATED in São Borja in Rio Grande do Sul. So the research aimed to know and understand the use of Computer Laboratory in. institution from an empirical analysis not IFF San Borja for what was possible to know a view of teachers and students in relation the computer Lab Usage As a learning tool. The qualitative research was the Used Method Development In this work, we had an approach function FOR Object Search. For that one Methodology This research was a semi-structured Interviews with Teachers and Students of IFF Well As Application Open Questionnaires, as Well as the Participant observation in order to analyze the Object Search. As a result, it was possible to identify the true use of the Computer Laboratory for Student Learning IFF São Borja, mainly As the Method Used For Teachers in relation the Computer Lab of use and a way with eels use this environment.
Palabras clave : Comunicação
Educação
Tecnologia educacional
Computadores
Communication
Education
Computers
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : MENDONÇA, Vinicius Vargas. Comunicação e educação: o laboratório de informática como ferramenta educativa. 2016. 71 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4067
Fecha de publicación : 6-jul-2016
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Vinicius Vargas Mendonça 2016.pdf767.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.