Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4038
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Políticas públicas: um estudo sobre o transporte escolar de uma escola do campo no Município de Dom Pedrito |
Autor(es): | Cunha, Elisângela Pereira |
Primeiro Orientador: | Rigon, Algacir José |
Coorientador: | Alves, Cristiane da Cunha |
1° Membro da banca: | Rigon, Algacir José |
2° Membro da banca: | Silva, Fernanda Novo da |
3° Membro da banca: | Alves, Cristiane da Cunha |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão do curso Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Pampa – Campus – Dom Pedrito. Esta teve como questão de pesquisa: “Quais as condições do transporte escolar que atende a Escola Rural Municipal Sucessão dos Moraes e se há condições de melhoria. O objetivo geral compreender como é feito o planejamento do transporte escolar que atende a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rural Sucessão dos Moraes, localizada no município de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. E teve como objetivos específicos: verificar as Políticas Públicas acessadas para o transporte escolar nessa escola; mapear as vias do transporte que atende a Escola Sucessão dos Moraes. Além de identificar os efeitos que causa a comunidade o planejamento do transporte escolar e averiguar se há alternativas mais adequadas ao proposto. Metodologicamente, caracterizouse quanto à abordagem como qualitativa e procedimentalmente um estudo de caso (GIL, 2002). Para tanto, elaborou-se um mapeamento das rotas utilizadas e aplicou-se um questionário com perguntas abertas ao responsável pelo transporte escolar, à diretora, professoras e comunidade escolar, sendo a análise qualitativa. Durante a pesquisa contatou-se que o responsável pelo custeio do transporte dessa escola é a Prefeitura Municipal com o apoio financeiro do PEATE (Programa Estadual de apoio ao Transporte Escolar) e PNATE (Programa Nacional de apoio ao Transporte Escolar). Mapeou-se que são utilizadas quatro rotas para atender a Escola Sucessão dos Moraes, sendo que, os estudantes que moram nas duas últimas rotas podem demorar até quatro horas para chegar à escola. Como alternativas para amenizar esses efeitos, sugerem-se três possibilidades: (a) planejamento das rotas em conjunto entre os gestores públicos, docentes e comunidade escolar a fim de conhecer a realidade do campo; (b) ações conjuntas entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, visto que, uma é responsável pelo planejamento e a outra pela manutenção das estradas; (c) reabertura das escolas das localidades do Ponche Verde e Upacaraí, podendo ser por meio de classes multisseriadas, visto que são as rotas mais longas. |
Abstract: | This research was developed as a conclusion work of the Licentiate course in Field Education - Natural Sciences, by the Federal University of Pampa - Campus - Dom Pedrito. This had as a research question: "What are the conditions of school transportation that attends the Municipal Rural Succession of Moraes Schooland if there are conditions for improvement. The general objective is to understand how the school transportation planning that attends the Municipal School of Rural Education Sucessão dos Moraes, located in the municipality of Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, is carried out. It's specific objectives were: to verify the Public Policies accessed for the transportation in this school; map the routes of transportation that attends the Escola Sucessão dos Moraes. In addition to identifying the effects that the community causes the planning of school transportation and find out if there are alternatives more appropriate to the proposed. Methodologically, a case study was characterized as a qualitative and procedural approach (GIL, 2002). For that, a mapping of the routes used was elaborated and a question naire was applied with open questions to the responsible for the school transport, the director, teachers and school community, being the qualitative analysis. During there search it was contacted that the responsible for the transportation cost of this school is the Municipal Government with the financial support of the State Program of support to the School Transportation and PNATE (National Program of support to the School Transport). It was mapped out that four routes are used to attend Escola Sucessão dos Moraes, and students living on the last two routes can take up to four hours to reach school. As alternatives to mitigate these effects, three possibilities are suggested: (a) planning the routes together between public managers, teachers and the school community in order to know the reality of the field; (b) joint actions between the Ministry of Education and the Secretariat of Works, since one is responsible for planning and the other for maintaining the roads; (c) reopening of schools in Ponche Verde and Upacaraí, and maybe through multi-series classes, since they are the longest routes. |
Palavras-chave: | Educação do Campo Estradas Nucleação Field Education Roads Nucleation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | CUNHA, Elisângela Pereira. Políticas Públicas: um estudo sobre o transporte escolar de uma escola do campo no Município de Dom Pedrito. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) –Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4038 |
Data do documento: | 12-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisângela Pereira Cunha.pdf | Elisângela Pereira Cunha 2018 | 962.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.