???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4037
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de-
dc.creatorBatista, Zélia Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-06-12T17:53:21Z-
dc.date.available2018-11-29-
dc.date.available2019-06-12T17:53:21Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.identifier.citationBATISTA, Zélia Gonçalves. Contribuições dos mapas conceituais para aprendizagem: uma investigação na formação de licenciandas em Educação do Campo. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4037-
dc.description.abstractEste artículo investigó las contribuciones de los Mapas Conceptuales en el aprendizaje y formación de profesores en el Curso de Educación del Campo - Licenciatura, de la Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA - Campus - Dom Pedrito. Los sujetos de la investigación fueron académicos del octavo semestre de este Curso, y una docente que utiliza los Mapas Conceptuales en clase. Por medio de la aplicación de dos cuestionarios complementarios e interrelacionados - uno con foco en el aprendizaje y otro con foco en la enseñanza - se construyeron comprensiones sobre las contribuciones de los Mapas Conceptuales. Los resultados demuestran que los Mapas Conceptuales son considerados por las académicas como un recurso facilitador para el aprendizaje, siendo placentero y contribuyendo a la organización de las relaciones entre los conceptos. Según las académicas los Mapas Conceptuales son desafiadores, estimulantes y propician una visión amplia del objeto en estudio, promoviendo mayor articulación de las ideas y conocimientos. Se destaca que los Mapas Conceptuales pueden ser considerados como mediadores y organizadores de ideas, conceptos y conocimientos, facilitando el enseñar y el aprendizaje proporcionando claridad entre los conceptos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMapa conceptualpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectAprendizajept_BR
dc.titleContribuições dos mapas conceituais para aprendizagem: uma investigação na formação de licenciandas em Educação do Campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro-
dc.contributor.referee2Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.contributor.referee3Brito, Annie Mehes Maldonado-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as contribuições dos Mapas Conceituais na a aprendizagem e formação de professores no Curso de Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus – Dom Pedrito. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicas do oitavo semestre deste Curso, e uma docente que utiliza os Mapas Conceituais em aula. Por meio da aplicação de dois questionários complementares e inter-relacionados – um com foco no aprender e outro com foco no ensinar - foram construídas compreensões sobre as contribuições dos Mapas Conceituais. Os resultados demonstram que os Mapas Conceituais são considerados pelas acadêmicas como um recurso facilitador para aprendizagem, sendo prazeroso e contribuindo para organização das relações entre os conceitos. Segundo as acadêmicas os Mapas Conceituais são desafiadores, estimulantes e que propiciam uma visão ampla do objeto em estudo, promovendo maior articulação das ideias e conhecimentos. Destaca-se que os Mapas Conceituais podem ser considerados como mediadores e organizadores de ideias, conceitos e conhecimentos, facilitando o ensinar e o aprender proporcionando clareza entre os conceitos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ZELIA GONÇALVES BATISTA.pdfZELIA GONÇALVES BATISTA 2018423.96 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???