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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Interconexões entre Educação do Campo e agricultura familiar camponesa
Autor(es): Paz, Maria Loiraci Antunes
Primeiro Orientador: Dalbianco, Vinícius Piccin
1° Membro da banca: Dalbianco, Vinícius Piccin
2° Membro da banca: Rigon, Algacir José
3° Membro da banca: Brito, Annie Maldonado
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a interconexão entre a Educação do Campo e a Agricultura Familiar Camponesa (AFC). Tem como motivação a busca por maior compreensão entre as relações dos povos do Campo com a Educação do Campo, com as Políticas Públicas e com os Movimentos Sociais. Para que a partir dai se entenda o funcionamento e o contexto de uma Escola do Campo com ou sem participação da AFC e transgredir as ideias que nos foram passadas de um Campo como sinônimo de retrocessos tanto nas perspectivas de crescimento e desenvolvimento tanto nos âmbitos de produção como de educação e questões sociais. A partir desta pesquisa também se pretendeu propiciar uma reflexão sobre a necessidade de um olhar mais cuidadoso sobre a educação de quem vive e trabalha no Campo, e, aprimorar, a gestão da Educação do Campo como modo de assegurar vida plena, cidadania e acesso ao saber aquelas pessoas que ali vivem. Para a realização do presente trabalho foi realizado um estudo de caso, com questionário e questões abertas realizadas com professores e gestão da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão do Moraes. Os pontos positivos apontados nesta pesquisa foram: a relação cordial e afetuosa entre estudantes e professores; a comunicação ativa da Gestão da Escola e os pais dos estudantes; a diversidade dos alimentos servidos aos estudantes oriundos da AFC; os alimentos sempre a disposição dos estudantes. Pontos negativos: o transporte escolar; as estradas deficitárias; a distância percorrida pelos estudantes até a Escola; o distanciamento das famílias da AFC da Escola. Este trabalho deverá contribuir para os estudantes da Educação do Campo no entendimento de como é na realidade o funcionamento das Escolas do Campo no município de Dom Pedrito – RS, e como a Educação do Campo enfrente grandes desafios não somente em questões didático-pedagógicos, mas também Políticas Públicas (transporte).
Resumen : This work presents an analysis on the Field Education related to the AFC and the Public Policies. The present work of conclusion of course presented for the conclusion of the Course of Education of the Field - Degree has as main motivation a greater understanding of the relations of the people of the Field with the Education of the Field, Public Policies and the Social movements. So that the operation and the context of a Field School with or without the participation of the Peasant Family Agriculture (AFC) can be understood, and we can finish with the ideas that have always been passed to us that the Field is a place of setbacks both growth and development prospects in both production and education and social issues. Based on this research, it was also proposed to reflect on the need for a more careful look at the education of those who live and work in the Field, and to improve the management of Field Education as a way to ensure full life, citizenship and access to know those people who live there. For the accomplishment of the present work a case study was carried out, with questionnaire and open questions made with teachers and management of the Rural School of Primary Education Sucessão do Moraes. The positive points pointed out in this research were: the cordial and affectionate relationship between students and teachers; the active communication of School Management and the parents of the students; the diversity of food served to students coming from the AFC; food always available to students. Negative points: school transportation; deficit roads; distance traveled by students to school; distancing from the AFC families of the School. This work should contribute to the students of the Field Education in the understanding of how the Field Schools in the municipality of Dom Pedrito - RS, and how Field Education faces great challenges not only in didactic-pedagogical issues, but Public Policies (transport).
Palabras clave : Educação do Campo
Agricultura Familiar Camponesa
Escolas do campo
Field Education
Peasant Family Agriculture
Schools of the field
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : PAZ, Maria Loiraci Antunes.Interconexões entre Educação do Campo e agricultura familiar camponesa. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3980
Fecha de publicación : 16-jun-2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Educação do Campo

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