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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Políticas públicas para efetivação do atendimento educacional especializado nas escolas do campo da rede municipal de Dom Pedrito - RS
Autor(es): Padilha, Leila Eliza Rodrigues
Primeiro Orientador: Jesus, Suzana Cavalheiro de
1° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
2° Membro da banca: Machado, Aniara Ribeiro
3° Membro da banca: Garcia, Manoela Siqueira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais políticas e para o Atendimento Educacional Especializado são efetivadas nas Escolas do Campo do município de Dom Pedrito – RS. Metodologicamente, definiu-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória cujo dados foram analisados através de uma perspectiva interpretativa,utilizando a técnica Hermenêutica por ser o ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, instrumentado por uma entrevista semiestruturada com a secretária municipal de educação e uma visita ao Centro de Apoio Pedagógico (CAP) de Dom Pedrito. Os resultados demonstraram que as políticas públicas do AEE, de modo específico a estruturação das salas de recursos multifuncionais, não estão sendo garantidas em escolas do campo, tendo apenas previsões para a implementação deste atendimento em uma escola da zona rural. Conclui-se que para que esse trabalho seja consolidado e a legalidade de inclusão cumprida, faz-se necessário mobilizar as famílias e a comunidade escolar nas articulações por ações públicas que garantam a efetivação de políticas educacionais para estudantes com necessidades educacionais especiais, na educação do campo.
Abstract: The study is a research on public policies and mission policies to specialized educational service in country schools Dom Pedrito - RS. Methodologically, it was defined as a qualitative research, characterizing itself as an explanatory case study, instrumented by a semi-structured interview with the municipal secretary of education and a visit to the Pedagogical Support Center (CAP). The results demonstrated that AEE public policies, specifically the structuring of multifunctional resource rooms, are not being guaranteed in rural schools, with only forecasts for the implementation of this service in a rural school. It is concluded that in order for this work to be consolidated and the legality of inclusion fulfilled, it is necessary to mobilize families and the school community in articulations for public actions that guarantee the implementation of educational policies for students with special educational needs, in the education of the field.
metadata.dc.subject: Educação Especial no Campo
Educação inclusiva
Políticas Públicas para o AEE
Educação do Campo
Special education in the field
Inclusive education
Public polices for ESA
Field Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: PADILHA, Leila Rodrigues. Políticas públicas para efetivação do atendimento educacional especializado nas escolas do campo da rede municipal de Dom Pedrito - RS. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3979
metadata.dc.date.issued: 6-Jun-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

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LEILA ELIZA RODRIGUES PADILHA.pdfLEILA ELIZA RODRIGUES PADILHA 2018830.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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