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Tipo: Dissertação
Título: Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
Autor(es): Antunes, Renata Fonseca
Primeiro Orientador: Martins, Tiago Costa
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
3° Membro da banca: Brandt, Grazielle Betina
Resumo: A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação.
Abstract: The reflexivity is introduced in the very basis of the reproduction of the system, since the forms of social life are partly constituted by the knowledge of the individuals about them. Knowledge is constructed in the light of renewed information and allows to change practices or the structures responsible for forming them. Just as structures guide future actions, actions can reconfigure structures (GIDDENS, 2003). Design Thinking is a methodology that favors the entry of knowledge from different perspectives in the development of processes. Its flexibility allows it to be adopted in a diversity of contexts, such as in advertising planning. This study aims to understand how advertising can take Design Thinking to reconfigure the structure of advertising planning. For this, it discuss the concepts of reflective society, Design Thinking, advertising and marketing planning. Then compare the structure of Design Thinking with the structure of advertising planning to find relationships and contrasts. Finally, it elaborates a model of practical implication of Design Thinking in advertising planning. For research development, bibliographic research and IRAMUTEQ software (R interface for multidimensional analysis of texts and questionnaires) are used. As a result, it is observed through the proposed model how it is possible to take Design Thinking to reconfigure advertising planning. It is suggested moments of expansion and refinement of knowledge during the process and the constant exercise of empathy, collaboration and experimentation.
Palavras-chave: Publicidade
Planejamento da comunicação
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Solução de problemas
Publicity
Communication planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citação: ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970
Data do documento: 8-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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