Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3943
Tipo: | Dissertação |
Título : | O ensino de astronomia através de jogos e da aprendizagem baseada em equipes no 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Guedes, Sharon Geneviéve Araujo |
Primeiro Orientador: | Marranghello, Guilherme Frederico |
1° Membro da banca: | Marranghello, Guilherme Frederico |
2° Membro da banca: | Barlette, Vania Elisabeth |
3° Membro da banca: | Langhi, Rodolfo |
Resumo: | Este trabalho trata de uma intervenção pedagógica em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, e visa introduzir o ensino da Astronomia de forma integrada com o ensino da Física e da Química. Como abordagem do conteúdo utilizamos a Aprendizagem Baseada em Equipes de Larry K. Michaelsen, uma metodologia ativa que procura alcançar benefícios em pequenos grupos através do trabalho colaborativo. Reconhecemos na metodologia utilizada, elementos da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Lev Vygotsky que justificam o uso de jogos e de atividades em equipes deste trabalho. Buscando responder nosso objetivo-problema: Sob quais aspectos uma intervenção pedagógica baseada no TBL com jogos educacionais em suas tarefas propicia a integração e o aprendizado dos conteúdos de Física e de Química com a temática da Astronomia? desenvolvemos uma Sequência Didática, onde os alunos foram apresentados a cinco jogos educativos: o primeiro intitulado de Jogo das Revoluções aborda o conteúdo da História da Astronomia e busca mostrar ao aluno como ocorreu a evolução dessa ciência através da epistemologia de Thomas S. Kuhn; o segundo jogo intitulado Guerra nas Estrelas os alunos, através de cartas, comparam características de estrelas como a sua magnitude, massa, raio, luminosidade, temperatura e distância da Terra; o terceiro jogo intitulado A Conquista do Espaço, aborda o conteúdo sobre a origem dos elementos químicos, usando como tabuleiro uma tabela periódica astronômica, em que as equipes conquistam os elementos químicos oriundos de um mesmo tipo de processo de nucleossíntese; o quarto jogo intitulado 1 contra 5, aborda os conteúdos sobre luz, ondas, cor e espectroscopia, onde as equipes respondem perguntas realizadas pelas 5 equipes adversárias; no quinto jogo intitulado Detetive dos Elementos Químicos as equipes através de cartas-pistas identificam qual elemento químico se trata e o localizam na posição correta da tabela periódica de espectros. O desempenho da turma foi analisado quantitativamente pelo Ganho de Hake e pelo teste t de Student, em que obtemos um ganho de 83% e nos permitiu concluir que a probabilidade de que a diferença média entre o pós-teste e o pré-teste tenha ocorrido por acaso é menor que 1%. Ao analisarmos o desempenho da turma de forma qualitativa através dos diários de bordo das equipes e da professora percebemos que realmente ocorreu um grande aprendizado. Também foram utilizadas as redações dos alunos analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo, onde evidenciamos que os alunos conseguiram relacionar a Astronomia com os conteúdos explorados de Física e de Química. |
Resumen : | This work deals with a pedagogical intervention in a class of 9th grade elementary school, and aims to introduce the teaching of Astronomy in an integrated way with the teaching of Physics and Chemistry. As a content approach we use Team-Based Learning by Larry K. Michaelsen, an active methodology that seeks to achieve benefits in small groups through collaborative work. We recognize in the methodology used elements of Lev Vygotsky's Theory of Cognitive Development that justify the use of games and activities in teams of this work. Seeking to answer our problem-objective: Under what aspects does a pedagogical intervention based on TBL with educational games in its tasks propitiate the integration and learning of the contents of Physics and Chemistry with the thematic of Astronomy? we developed a Didactic Sequence, where students were presented to five educational games: the first titled Game of Revolutions addresses the content of Astronomy History and seeks to show the student how the evolution of this science occurred through the epistemology of Thomas S. Kuhn; the second game titled Star Wars students, through letters, compare features of stars as their magnitude, mass, radius, luminosity, temperature and distance from the Earth; the third game entitled The Conquest of Space, addresses the content about the origin of the chemical elements, using as a board an astronomical periodic table, in which the teams conquer the chemical elements coming from the same type of process of nucleosynthesis; the fourth game titled 1 against 5, deals with the contents about light, waves, color and spectroscopy, where the teams answer questions asked by the 5 opposing teams; in the fifth game titled Detective of Chemical Elements, teams through letter-tracks identify which chemical element is treated and locate it in the correct position of the periodic table of spectra. Class performance was quantitatively analyzed by the Hake Gain and Student's t-test, where we obtained a gain of 83% and allowed us to conclude that the probability that the mean difference between the post-test and the pre-test has occurred by chance is less than 1%. By analyzing the performance of the class in a qualitative way through the logbooks of the teams and the teacher we realized that a great learning really took place. We also used the essays of the students analyzed through the Discourse of the Collective Subject, where we showed that the students were able to relate Astronomy to the explored contents of Physics and Chemistry. |
Palabras clave : | Ensino de astronomia Ensino de física Ensino de química Jogos educativos Aprendizagem baseada em equipes Teaching of astronomy Physics teaching Chemistry teaching Educational games Team based learning |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citación : | GUEDES, Sharon Geneviéve Araujo. O ensino de astronomia através de jogos e da aprendizagem baseada em equipes no 9º ano do ensino fundamental. 248 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3943 |
Fecha de publicación : | 20-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Sharon Guedes 2018.pdf | 5.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Prod. Edu. Sharon Guedes 2018.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.