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Tipo: Dissertação
Título: A comunicação e o urbano criativo e inteligente: contribuição conceitual aplicada às cidades de pequeno e médio porte
Autor(es): Meireles, Greice Pinto
Primeiro Orientador: Feitosa, Sara Alves
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Bonito, Marco Antonio
3° Membro da banca: Ashton, Mary Sandra Guerra
Resumo: As cidades com os adjetivos criativo e/ou inteligente têm marcado as discussões contemporâneas sobre o comportamento social, implicando nas relações em torno das tecnologias e da criatividade nas diversas áreas e atores do ambiente urbano nas suas práticas cotidianas. Assim, são pensadas estratégias de desenvolvimento nos moldes dos conceitos de Cidade Criativa e Cidade Inteligente. O objetivo desta dissertação é caracterizar como as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para um meio urbano criativo e inteligente nas cidades de pequeno e de médio porte. Para isso, foi necessário mapear bibliografia sobre os conceitos de Cidade Criativa, Cidade Inteligente e suas dimensões aliados ao campo da Comunicação, observando as discussões de teóricos da Escola de Chicago. Empenhou-se em abordar as perspectivas crítica dos conceitos de Cidade Criativa e Cidade Inteligente. Na sequência, tem-se a articulação destes conceitos através da ideia de um ambiente cognitivo de criatividade, conhecimento e inovação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com abordagem qualitativa. A contribuição deste trabalho está em identificar os desafios de cidades de pequeno e médio porte no desenvolvimento das dimensões de Cidade Inteligente e práticas de Cidade Criativa, cujo mais evidente é as desigualdades entre as cidades pertencentes à mesma região. Por fim, como resultados, colabora-se teoricamente com o debate sobre dimensões de Cidade Inteligente, propondo novas dimensões, sendo elas: Segurança de Dados, Cultura, Gestão de Risco e Resiliência, Mobilidade Urbana, Gestão Otimizada de Recursos Disponíveis e Comunicação. Conclui-se reafirmando a importância da comunicação como participante ativa das relações da urbe na contemporaneidade, que as TICs constituem-se como instrumentos comunicacionais mediadores do interagir no ambiente urbano.
Abstract: Cities with creative and / or intelligent adjectives have marked the contemporary discussions about social behavior, implying in the relations around the technologies and the creativity in the diverse areas and actors of the urban environment in their daily practices. Thus, strategies of development are thought out in the molds of the concepts of Creative City and Intelligent City. The purpose of this dissertation is to characterize how Information and Communication Technologies can contribute to a creative and intelligent urban environment in small and medium-sized cities. For this, it was necessary to map a bibliography about the concepts of Creative City, Intelligent City and its dimensions allied to the field of Communication, observing the discussions of Chicago School theorists. It was focused on addressing the critical perspectives of concepts, for Creative City and for Smart City. In the sequence, the articulation of these concepts through the idea of a cognitive environment of creativity, knowledge and innovation. The methodology used was the bibliographical research and documentary research with qualitative approach. The contribution of this work is to identify the challenges of small and medium-sized cities in the development of the dimensions of Intelligent City and practices of Creative City, whose most evident is the inequalities between cities belonging to the same region. Finally, as results it collaborates theoretically with the debate on dimensions of Intelligent City, proposing new dimensions, being: Data Security, Culture, Risk Management and Resilience, Urban Mobility, Optimized Management of Available Resources and Communication. It concludes by reaffirming the importance of communication as an active participant in urban relations in the contemporary world, that ICTs constitute communication tools that mediate interactions in the urban environment.
Palavras-chave: Cidades e vilas
Comunicação
Inovações tecnológicas
Tecnologia da Informação
Cities and towns
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citação: MEIRELES, Greice Pinto. A comunicação e o urbano criativo e inteligente: contribuição conceitual aplicada às cidades de pequeno e médio porte. 2018. 180 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3901
Data do documento: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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