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dc.contributor.advisor1Augusti, Alexandre Rossato-
dc.creatorSilva, Michelle Romualdo Franco e-
dc.date.accessioned2019-04-02T17:13:07Z-
dc.date.available2019-04-02T17:13:07Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Michelle Romualdo Franco e. O tratamento do gênero feminino nas produções fílmicas de Martin Scorsese: análise de taxi driver e O lobo de Wall Street. 2018. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3887-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the treatment of the female genre in the film productions of the North American director Martin Scorsese, investigate its possible changes, and propose a reflection on issues of gender and male chauvinism in the film industry. For that, we used as a corpus the films Taxi Driver (1976) and The Wall Street Wolf (2013), for being considered in this work the best representatives of the decades of their productions and for covering the relevant gender issues related to the research. In the theoretical revision, concepts of Kaplan, Mulvey, Butler, Stearns, Lerner, Turner, Aumont, Berger and Luckmann were used. The films were analyzed by the method proposed by Diane Rose, exclusive for audiovisual products, and the concepts of Vanoye & Goliot-Létê (1994) film interpretation and analysis, also using as a tool the application of the Bechdel test (1985). Among our findings at the end of the study, we showed that there were changes in the treatment of the female gender in Martin Scorsese's film productions, but not as expected by feminist movements and authors studied in this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectIndústria cinematográficapt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectMoviept_BR
dc.titleO tratamento do gênero feminino nas produções fílmicas de Martin Scorsese: análise de taxi driver e O lobo de Wall Streetpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894082436739953pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Sara Alves-
dc.contributor.referee2Saggin, Lívia Freo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067653765103970pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o tratamento do gênero feminino nas produções fílmicas do diretor norte-americano Martin Scorsese, investigar suas possíveis mudanças, e propor uma reflexão acerca de questões de gênero e machismo na indústria cinematográfica. Para isso, utilizamos como corpus os filmes Taxi Driver (1976) e O Lobo de Wall Street (2013), por serem considerados neste trabalho os melhores representantes das décadas de suas produções e por abrangerem as questões de gênero relevantes referentes à pesquisa. Na revisão teórica, foram utilizados conceitos de Kaplan, Mulvey, Butler, Stearns, Lerner, Turner, Aumont, Berger e Luckmann. Os filmes foram analisados através do método proposto por Diane Rose, exclusivo para produtos audiovisuais, e dos conceitos de interpretação e análise fílmica de Vanoye e Goliot-Létê (1994), usando também como ferramenta a aplicação do teste de Bechdel (1985). Entre nossas constatações ao final do trabalho, evidenciamos que houve mudanças no tratamento do gênero feminino nas produções fílmicas de Martin Scorsese, porém, não do modo esperado por movimentos feministas e por autoras estudadas neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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