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Tipo: Dissertação
Título: Dispositivos complexos de aprendizagem no ensino de ciências : o imaginário mundo da microbiologia
Autor(es): Cabelleira, Peterson Ayres
Primeiro Orientador: Martins, Márcio André Rodrigues
1° Membro da banca: Martins, Márcio André Rodrigues
2° Membro da banca: Hartmann, Ângela Maria
3° Membro da banca: Nicoletti, Elenize Rangel
4° Membro da banca: Côrrea, Guilherme Carlos
Resumo: Neste trabalho cartografamos o processo de invenção de um de dispositivo complexo de aprendizagem, que tinha como perspectiva estimular desafiar os estudantes em suas capacidades de imaginar mundos, agir coletiva e colaborativamente e criar soluções para os problemas apresentados. A temática de estudo que transversalizou a invenção do dispositivo foi o estudo da microbiologia no ensino fundamental, com exploração do currículo em ciências previsto para o sétimo ano e investindo numa metodologia que fosse capaz de ultrapassar metodologias lineares que geram o seguinte questionamento: como os Dispositivos Complexos de Aprendizagem propiciam condições de ensino/aprendizagem da microbiologia de forma interdisciplinar e significativa? Na microbiologia interagimos constantemente com teorias e organismos invisíveis a olho nu; exigindo de certo modo, a criatividade docente para pensar práticas pedagógicas capazes de, na/pela/com a imaginação, “adentrar” mundos reais, existentes, mas em outras escalas. Para respaldar a proposta do estudo e fundamentar essa pesquisa, buscou-se apoio, principalmente, nos textos de Edgar Morin, Ivani Fazenda, Gilles Deleuze e Virgínia Kastrup. A pesquisa foi realizada nos meses de maio a julho do ano de 2018, com uma turma de sétimo ano de uma escola pública do município de São Borja/RS. A pesquisa-intervenção envolveu, junto com os estudantes, a construção de uma “Cidade de Feltro” como dispositivo Complexo de Aprendizagem – DiCA, onde situações problemas envolvendo a microbiologia eram apresentadas aos estudantes que, através da interação com os demais participantes, pesquisavam e buscavam resolver as problemáticas apresentadas. Mapas mentais e organogramas interdisciplinares proporcionavam aos estudantes as pistas necessárias para a organização do dispositivo em cada situação. Ao longo do processo, a cartografia do estudo revela o quanto a criatividade, a imaginação e a autonomia emergem do processo de interação e intervenção pelas situações problemas. Confirma-se, também, o importante papel que as propostas interdisciplinares e com perspectiva sistêmica e complexa, desempenham no processo de compreensão da microbiologia.
Abstract: In this project we mapped the invention process of a complex learning device, which has the intention to stimulate and challenge the students in their capabilities to imagine worlds, act collectively and collaboratively and create solutions for the presented issues. The thematic that resulted in the creation of this device was the study of microbiology in the elementary school, with exploration of the science curriculum planned for the seventh grade and the investment in a methodology that could overcome the linear methodologies that unfold in the following questioning: how do the Complex Learning Devices provide microbiology learning/teaching conditions in an interdisciplinary and meaningful way? In microbiology we are constantly interacting with theories and organisms invisible to the naked eye; requiring, in a certain way, the teaching creativity to think pedagogical practices capable of, through imagination, get in real worlds, however, in other scales. In order to defend the study proposal and base this research, support was sought mainly in the texts of Edgar Morin, Ivani Fazenda, Gilles Deleuze and Virgínia Kastrup. The research was conducted in May and July of 2018, with a seventh grade class from a public school in the city of São Borja/RS. The intervention research involved, along with the students, the construction of a “Felt City” as a Complex Learning Device – CLD, where problem situations involving microbiology were presented for the students who, through interactions with the other participants, researched and sought to solve the problems presented. Mental maps and interdisciplinary organizational charts gave students the necessary clues for the device organization on each situation. Throughout the process, the study cartography reveals how much the creativity, imagination and the autonomy emerge from the process of interaction and intervention by the problem situations. It is also confirmed the important role that the interdisciplinary proposals with systemic and complex perspective perform in the comprehension process of microbiology.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Microbiologia
Complexidade
Dispositivos complexos de aprendizagem
Science education
Microbiology
Complexity
Complex learning device
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: CABELLEIRA, Peterson Ayres. Dispositivos complexos de aprendizagem no ensino de ciências : o imaginário mundo da microbiologia. 99 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3790
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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