Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3741
Tipo: | Dissertação |
Título: | A avaliação de impacto de políticas públicas e a contribuição das auditorias internas dos institutos federais para a sua consecução: um estudo a partir da execução do PNAES no campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha |
Autor(es): | Grey, Philippe de Faria Corrêa |
Primeiro Orientador: | Colvero, Ronaldo Bernardino |
1° Membro da banca: | Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra |
2° Membro da banca: | Azevedo, Domingos Sávio Campos de |
Resumo: | O presente trabalho é uma contribuição para o melhor entendimento do papel da auditoria interna dos Institutos Federais enquanto avaliadoras de políticas públicas, em especial, do seu impacto. Para tanto, tomou-se como ponto de partida a execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, no Campus São Borja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, no que diz respeito ao auxílio permanência para os alunos do ensino médio profissional técnico integrado, com a intenção de apresentar os primeiros dados avaliativos. Para uma melhor compreensão do programa de assistência sob estudo, foi discutido o direito à educação nos planos internacional e nacional, bem como sua relação com a assistência estudantil, também considerado o recorte regional e local. Ainda, foi estabelecida a relação entre auditoria interna governamental e avaliação de políticas e programas públicos, tratando em especial da possibilidade da aferição de impacto por meio da auditoria de desempenho. Ao fim, apresenta-se a pesquisa, ou sua tentativa de realização, com base nos dados administrativos encontrados sobre o auxílio permanência. |
Abstract: | The present study is a contribution to a better understanding of the role of internal audit of the Federal Institutes as evaluators of public policies, especially their impact. To do so, the implementation of the National Program of Student Assistance - PNAES, at the São Borja Campus of the Farroupilha Federal Institute of Education, Science and Technology, was taken as a starting point, concerning the financial aid for high school students, with the intention of presenting the first evaluation data. For a better understanding of the assistance program under study, the right to education at the international and national levels was discussed, as well as its relationship with student assistance, considered the regional and local cut. In addition, the relationship between internal governmental audit and evaluation of public policies and programs was established, focusing in particular on the possibility of measuring impact through performance auditing. Finally, the research, or its attempt to perform, is presented, based on the administrative data found on the financial aid. |
Palavras-chave: | Educação Política pública Estudantes - Programas de assistência Auditoria interna Education Public policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Citação: | GREY, Philippe de Faria Corrêa. A avaliação de impacto de políticas públicas e a contribuição das auditorias internas dos institutos federais para a sua consecução: um estudo a partir da execução do PNAES no campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha. 2018. 160 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3741 |
Data do documento: | 1-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Philippe de Faria Corrêa Grey 2018.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.