???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3661
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O jogo narrativo na educação infantil: compreendendo o mundo através de personagens
Autor(es): Nunes, Graciela Vieira
Primeiro Orientador: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
1° Membro da banca: Pinho, Patrícia Moura
2° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Resumo: O presente estudo tem por finalidade discutir a importância do jogo narrativo e da utilização de personagens no planejamento das aulas da Educação Infantil. Supondo que a narrativa é a porta de entrada para esta possibilidade pedagógica (utilização de personagem), buscou-se compreender de que forma essas utilizações têm sido implementadas em sala de aula como recurso para as finalidades de planejamento do professor, salientando as diferentes maneiras que as histórias podem ser trabalhadas na Educação Infantil. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, relacionando as ideias de teóricos importantes do campo da Educação Infantil e da linguagem (Vigotski, Kramer, Kishimoto, Iser e Benjamim) a dados empíricos de uma segunda ordem. Foram analisados os relatórios de estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pampa do ano de 2012, abordando as seguintes partes: plano de trabalho e reflexões teóricas analíticas. A ideia foi encontrar práticas que enfoquem a utilização de personagens em sala de aula e a importância deste recurso. A partir do estudo foi possível perceber a importância de oportunizar aos sujeitos propostas significativas e desafiadoras para a compreensão de sua realidade e da cultura.
Abstract: El presente estudio tiene por finalidad discutir la importancia del juego narrativo y de la utilización de los personajes en el planeamiento de las clases en la Educación Infantil. Suponiendo que la narrativa es la puerta de entrada para esta posibilidad pedagógica (utilización del personaje), se buscó comprender de qué manera esa utilización ha sido implementada en clase como recurso para las finalidades de planeamiento del maestro, resaltando las distintas posibilidades que las historias pueden ser trabajadas en la Educación Infantil. Este trabajo posee una abordaje cualitativa, relacionando las ideas de teóricos importantes del campo de la Educación Infantil y de la lenguaje (Vigotski, Kramer, Kishimoto, Iser e Benjamim) a dados empíricos de una segunda orden. Fueran analizados los informes de las prácticas curriculares del curso de Pedagogía de la Universidade Federal do Pampa del año de 2012, abordando las siguientes partes: plan de trabajo y reflexiones teóricas analíticas. La idea fue encontrar prácticas que enfocasen la utilización de personajes en clase y la importancia de esto recurso. A partir de este estudio fue posible percibir la importancia de oportunizar a los sujetos propuestas significativas y desafiadoras para la comprensión de su realidad y de la cultura.
metadata.dc.subject: Narrativas
Personagens
Educação Infantil
Narrativas
Personajes
Educación Infantil
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: NUNES, Graciela Vieira. O jogo narrativo na educação infantil: compreendendo o mundo através de personagens. 29p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3661
metadata.dc.date.issued: 17-Jul-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GracielaVieiraNunes2015.pdfGraciela Vieira Nunes 2015487.91 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???