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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estudo do comportamento à tração de corpos de prova de concreto armado
Autor(es): Flores, Junior Marconatto
Primeiro Orientador: Marangon, Ederli
Resumo: Devido a lacuna criada pela falta de dados e de um processo específico para obtenção dos valores reais de resistência à tração, cria-se a necessidade de apresentar/desenvolver uma forma eficiente e confiável para obtenção destes dados, os quais são relevantes para a melhor utilização/otimização da resistência à tração do concreto nas obras de construção civil. O presente estudo avaliou a resistência à tração direta do concreto armado e não armado através de ensaios de tração direta em corpos de prova no formato “dogbone”, que possui pontas alargadas, uma seção transversal retangular e comprimento de 6 x 4 x 60 centímetros, respectivamente. Barras de aço com diâmetros de 6,3, 8 e 10 milímetros foram inseridas nos corpos de prova. O traço para o concreto utilizado foi 1:2,17:2,94:0,64. Para determinação da consistência do concreto utilizou-se o ensaio de abatimento (slump test) conforme NBR NM 67. Testes de compressão e tração direta foram realizados com idade de 28 dias. Os resultados obtidos foram representados por diagramas tensão versus deformação e tensão versus deslocamento, que foram comparados com resultados de pesquisas em bibliografias similares. Concluiu-se que a inserção do reforço proporcionou um aumento significativo na resistência do concreto, entretanto a fissuração ocorre em tensões similares a resistência a tração direta do concreto puro, independe do diâmetro de barra utilizado.
Resumen : Due the gap created by the lack of data and a specified process for the obtention of real values of tensile strength, is created the need of present/develop an efficient and trustful way for obtention of this data, which are relevant for the best utilization/optimization of the tensile strength in civil construction field. This study evaluated the direct tensile strength of reinforced and not-reinforced concrete through tests of direct traction in proof bodies with “dogbone” shape which have elongated tips, a transversal section and length of 6 x 4 x 60 centimeters respectively. Steel bars with diameters of 6,3, 8 and 10 millimeters were insert in the proof bodies. The mix of concrete used was 1:2,17:2,94:0,64. For the consistence determination of concrete was used the slump test according NBR NM 67. Compression tests and traction tests were performed with age of 28 days. The obtained results were presented by tension versus strain and tension versus displacement graphs that were compared with results found in similar bibliographies. It was concluded that the insertion of reinforcement provided a significative increase in concrete strength, nevertheless the first cracking happens in similar tensions to the direct tension strength of not-reinforced concrete, irrespective to the bar diameter.
Palabras clave : Engenharia civil
Concreto armado
Resistência dos materiais
Civil Engineering
Concrete
Strength of materials
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : FLORES, Junior Marconatto. Estudo do comportamento à tração de corpos de prova de concreto armado. 54p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3614
Fecha de publicación : 27-jun-2018
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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