Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3598
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A violência no espaço escolar: um estudo na Escola Cândida Silveira Haubmann - Arroio Grande/RS |
Autor(es): | Lima, Cláudia Lisiane de Almeida Barros |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Costa, Vagner Brasil |
Resumo: | O mundo está em constante evolução, transformando-se a cada dia. As transformações acontecem em diversos setores, tais como: econômico, social, político e também no educacional. Essas mudanças ocasionam por vezes várias situações de desigualdade, falta de oportunidades, etc. Em conjunto com esta evolução surgem muitas tecnologias trazendo muitas informações que por vezes não condizem com a faixa etária daqueles que lidam com as mesmas. Hoje é fácil ver crianças assistindo na televisão cenas inadequadas, violentas, jogando jogos de guerra com armas no play station. Os fatores que levaram a ocorrer tantas mudanças no mundo e acabaram por afetar o âmbito familiar, desestruturando-o, gerando diferentes tipos de família, também chegaram a Escola. A Escola passa então a enfrentar estas mudanças em seu espaço, exigindo novas formas de conduzir o processo educacional para saber lidar com as diferentes formas de violência que vem acontecendo. Analisar e compreender estas questões são fundamentais para quem se vê em meio à educação, procurando evoluir em sua formação profissional e ajudar a reverter esse quadro tão discutido nos últimos tempos. Buscando compreender esses acontecimentos apresenta-se o seguinte artigo tendo como campo de analise a Escola Cândida Silveira Haubmann, que mesmo sendo uma Escola pequena, localizada na zona rural de um município com menos de vinte mil habitantes, não está inume a essa problemática, muito pelo contrário por ser uma Escola de zona rural que funciona no regime de Tempo Integral, acaba sendo vista pelas autoridades como um local próprio para atender a demanda de alunos “problema” do município de Arroio Grande, mesmo sem possuir profissionais imprescindíveis nesses casos, como psicólogos, etc.. |
Abstract: | El mundo evoluciona constantemente, transformándose cada día. Las transformaciones ocurren en varios sectores, tales como: económico, social, político y también en la educación. Estos cambios a veces causan diversas situaciones de desigualdad, falta de oportunidades, etc. Junto con esta evolución, surgen muchas tecnologías, trayendo mucha información que a veces no coincide con el grupo de edad de aquellos que se ocupan de ellos. Hoy en día es fácil ver a los niños viendo en la televisión escenas inapropiadas, violentos, jugando juegos de guerra con armas en la estación de juego. Los factores que llevaron a tales cambios ocurren en el mundo y eventualmente afectaron al ambiente familiar, destruílo, generando diferentes tipos de familia, también vinieron a la escuela. A continuación, la escuela se enfrenta a estos cambios en su espacio, exigiendo nuevas formas de llevar a cabo el proceso educativo para saber cómo hacer frente a las diferentes formas de violencia que ha estado sucediendo. El análisis y la comprensión de estos temas son fundamentales para aquellos que se ven a sí mismos en medio de la educación, buscando evolucionar en su formación profesional y ayudar a revertir esta situación tan discutida en los últimos tiempos. Para entender estos acontecimientos, se presenta el siguiente artículo, teniendo como campo de análisis la Escola Candida Silveira Haubmann, que incluso siendo una pequeña escuela, situada en la zona rural de un municipio con menos de 20000 habitantes, no es inmunidad a Esta problemática, todo lo contrario porque es una escuela rural que trabaja en el régimen de tiempo completo, termina siendo vista por las autoridades como un lugar para satisfacer la demanda de estudiantes "problema" del municipio de Arroio grande, incluso sin poseer Profesionales indispensables en tales casos, como psicólogos, etc. |
Palavras-chave: | Transformações sociais Escola Violência Comunidade Escolar Transformaciones sociales Escuela Violencia Comunidad escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição |
Citação: | LIMA, Cláudia Lisiane de Almeida Barros. A violência no espaço escolar: um estudo na Escola Cândida Silveira Haubmann - Arroio Grande/RS. 34p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3598 |
Data do documento: | 14-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Direitos Humanos e Cidadania |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClaudiaLisianedeAlmeidaBarrosLima2014.pdf | Cláudia Lisiane de Almeida Barros Lima 2014 | 439.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.