???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3593
Tipo: | Monografia de Especialização |
metadata.dc.title: | Direito à educação: para quê? |
Autor(es): | Zaromski, Leonardo Rafael de Araujo |
Primeiro Orientador: | Garcia, Jucenir |
1° Membro da banca: | Caruso, Angela Miguelis |
Resumo: | O Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos garante o direito à instrução, sendo ela orientada para o desenvolvimento da personalidade humana, com ênfase no respeito, compreensão e tolerância entre as mais diversas nações. Existe um tipo de educação que somente aliena o ser humano e existe outro tipo que promove o diálogo, a criticidade, a problematização, a liberdade, é chamada de educação dialógica, desenvolvida e promovida por Paulo Freire. A educação é o meio mais eficaz para transformar as pessoas e a sociedade. Através da educação o homem constrói a sua personalidade humana. Sendo garantida pela Constituição Federal do Brasil, a instrução para todos é um direito e dever conquistado. A principal preocupação é saber que tipo de educação está sendo oferecida, e com quais propósitos ela está sendo desenvolvida. Educar para alienação ou educar para a libertação. Ter direito à educação não basta, é necessário “poder saber” como a sociedade está sendo educada e para quê. |
Abstract: | El artículo XXVI de la Declaración Universal de los Derechos Humanos garantiza el derecho a la instrucción, orientada al desarrollo de la personalidad humana, con énfasis en el respeto, comprensión y tolerancia entre las más diversas naciones. Hay un tipo de educación que sólo aliena al ser humano y existe otro tipo que promueve el diálogo, la criticidad, la problematización, la libertad, es llamada de educación dialógica, desarrollada y promovida por Paulo Freire. La educación es el medio más eficaz para transformar a las personas y la sociedad. A través de la educación el hombre construye su personalidad humana. Siendo garantizada por la Constitución Federal de Brasil, la instrucción para todos es un derecho y deber conquistado. La principal preocupación es saber qué tipo de educación se está ofreciendo, y con qué propósitos se está desarrollando. Educar para enajenación o educar para la liberación. Tener derecho a la educación no basta, es necesario "poder saber" cómo la sociedad está siendo educada y para qué. |
metadata.dc.subject: | Cidadania Direitos Humanos Educação Sociedade Ciudadanía Derechos Humanos Educación Sociedad |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição |
metadata.dc.identifier.citation: | ZAROMSKI, Leonardo Rafael de Araujo. Direito à educação: para quê?. 25p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3593 |
metadata.dc.date.issued: | 15-Mar-2014 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Direitos Humanos e Cidadania |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
LeonardoRafaeldeAraujoZaromski2014.pdf | Leonardo Rafael de Araujo Zaromski 2014 | 362.67 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???